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quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Aprenda a evitar o desperdício de alimentos


Você sabia que quase metade da comida produzida no mundo é jogada fora? Pois é... essa foi a conclusão da pesquisa do Instituto de Engenharia Mecânica do Reino Unido (IMechE), divulgada neste mês. 

E o pior... de acordo com o mesmo estudo, boa parte desse desperdício acontece em casa.

Porém, com o objetivo de evitar todo este desperdício, a ONG Banco de Alimentos resolveu dar algumas dicas de como comprar, armazenar e preparar a sua comida de forma mais eficiente. Confira:

Só por uma semana
Deixe a ideia da compra do mês de lado. Vá ao supermercado mais vezes e adquira menos produtos. Compre só o que vai usar na semana, evitando que alimentos fiquem velhos.

Menu esperto
Antes de cozinhar, verifique quais alimentos estão perto da data de vencimento e crie um menu que priorize esses ingredientes. Vale fixar uma lista na geladeira com detalhes de cada produto.

Parada obrigatória
Antes de ir ao mercado, verifique na despensa e na geladeira quais produtos realmente precisam ser comprados. Evite fazer estoques.

Operação limpeza
Higienize e seque as frutas, hortaliças e legumes antes de armazená-los na geladeira. É importante guardar alimentos em embalagens hermeticamente fechadas para evitar a proliferação de bactérias.

Sempre à mão
Leve uma lista de compras ao mercado. Sem planejamento, você pode comprar produtos desnecessários.

Promoção vilã
As promoções são grandes vilãs do desperdício. Antes de se deslumbrar com a oportunidade de economia, avalie se vai conseguir consumir os produtos antes que estraguem.

Mais velhos primeiro
Disponha os alimentos na geladeira e na despensa de acordo com a data de validade. Produtos que vão vencer antes devem ficar à frente, ao alcance da visão.

Quem vê cara...
Você não precisa jogar fora frutas ou legumes fora porque a aparência deles não está perfeita. Vale cortar aquele pedaço mais escuro e usar o restante.

Até o talo
Aproveite os alimentos de maneira integral, incluindo as partes não convencionais, como os talos. Como exemplo, veja a receita de quibe da chef Tatiana Cardoso, do Moinho de Pedra. 

Viram só que dicas valiosas?! Espero que gostem e coloquem em prática essas dicas. Afinal, além de não desperdiçar comida (tão escassa em muitas partes do mundo), você estará valorizando o seu suado dinheirinho ;)

Grande abraço!

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Novo jeans promete combater celulite


Depois do tênis que promete tonificar glúteos e pernas, surge o jeans que se anuncia como uma nova ajuda no combate à celulite. Chega ao mercado no dia 28 de janeiro o Smooth Legs, um jeans com compostos hidratante no tecido que prometem amenizar os temíveis furinhos que afetam 95% das mulheres, segundo pesquisa.

Conheça os mitos e verdades sobre celulite

Óleo de semente de damasco e manteiga de karité são alguns dos ingredientes que prometem hidratar a pele durante o uso da peça. A eficácia do jeans "milagroso" foi testada em um instituto de pesquisa francês. Depois de usar peça por oito horas seguidas, cinco dias por semana, durante quatro semanas, 69% das participantes afirmou ter sentido melhora no aspecto da pele.

O jeans chega ao mercado custando 136 dólares (cerca de R$ 270) - valor menor que o de muito calça jeans por aí. Os ingredientes 'mágicos' duram 15 dias na peça e haverá refil disponível para reposição.

Fonte: GNT

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Limpar a casa ajuda a perder peso


Olá Pessoal!

Começo o ano com uma ótima notícia para os nossos leitores que não tem tempo para ir para a academia, mas se preocupam com a sua saúde. Além das atividades domésticas, que podem ser realizadas tanto pelos homens, quanto pelas mulheres, algumas mudanças de hábito bem simples podem fazer a diferença. Por isso, experimente substituir o elevador pelas escadas ou até desça do ônibus alguns pontos antes para fazer uma caminhadinha até sua casa. Pesquisas compravaram que alguns minutos também já fazem a diferença.

Olhem só a matéria que acheio no Portal UOL: Limpar a casa por dez minutos ajuda a perder peso tanto quanto frequentar a academia

Praticar atividades como limpar a casa ou subir escadas por pelo menos dez minutos traz os mesmos benefícios para a saúde do que se exercitar na academia pelo mesmo período. Segundo estudo da Universidade de Boston, atividades do dia a dia também ajudam a perder peso e a diminuir o colesterol, por isso podem entrar na "cota" de atividade física semanal de uma pessoa.

De acordo com orientações do NHS, serviço público de saúde britânico, os adultos devem fazer, pelo menos, duas horas e meia de exercícios com intensidade moderada por semana, como caminhada rápida, ou 75 minutos de exercícios de alta intensidade, como natação.

De acordo com a pesquisa, os benefícios encontrados na prática de atividades curtas (com cerca de dez minutos de duração) foram semelhantes ao de exercícios mais intensos, como uma caminhada.

O estudo foi realizado com 2.109 homens e mulheres, com idade média de 47 anos, sendo que mais da metade estava com sobrepeso. Durante a pesquisa, os participantes usaram um sensor, chamado de acelerômetro, que permitiu acompanhar todas as atividades.

Os resultados mostraram que todos os que fizeram exercícios tinham menor IMC (Índice de Massa Corpórea) e colesterol em comparação com os participantes que permaneceram sedentários.

Para os pesquisadores, a notícia é um incentivo para aqueles que não têm tempo suficiente para se exercitar depois de um longo dia de trabalho.

A professora Nicole Glazer, da Universidade de Boston, considera a descoberta importante para diminuir o comportamento sedentário e fazer com que as pessoas se tornem mais ativas.

"Ir para a academia não é a única coisa que você pode fazer para emagrecer, coisas como subir e descer escadas e caminhar para chegar em casa ajudam", afirmou Glazer ao Daily Mail.

Clique aqui e calcule o seu IMC

Recomendação semanal de atividade física não foi alterada
Apesar da descoberta, a recomendação dos especialistas continua sendo de duas horas e trinta minutos de exercícios por semana para homens e mulheres.

Gostou da notícia? Então, confira mais algumas dicas práticas do Yahoo:

Mexa o corpo sem passar uma hora na esteira
Para se movimentar, você não precisa passar horas e horas na academia - às vezes contra a própria vontade. Pesquisas científicas comprovaram que a queima calórica não associada ao exercício físico, mas ao movimento do dia a dia, também traz os mesmos benefícios à saúde. De acordo com endocrinologista e clínico geral Filippo Pedrinola, é mais importante mexer o corpo o tempo todo do que apenas suar a camisa por um curto período e passar resto do dia sentado atrás de uma mesa. Opções para se movimentar não faltam:

Use as escadas em vez do elevadorSeja na sua casa ou no trabalho, entrar em um prédio é uma ótima oportunidade para se exercitar usando as escadas. Para aqueles que trabalham ou moram em andares muito altos e veem nisso uma desculpa para usar o elevador, experimente descer dois ou três andares antes e fazer o resto do trajeto pelas escadas.

Saia para almoçar ou fazer compras a péTem gente que não consegue ir nem até a padaria sem pegar o carro, por costume ou preguiça. Não custa nada, porém, deixar o veículo na garagem e ir a pé até o mercado comprar os itens fáceis de carregar - além de fazer bem à sua saúde, você evita o estresse do trânsito e ainda tira um carro da rua, melhorando o fluxo de veículos e a qualidade do ar.

Estacione o carro longe do local de trabalhoA lógica é a mesma das escadas: você já fez todo o trajeto de carro porque era longe, então que tal estacionar um pouco mais distante do seu destino e aproveitar a caminhada? Para aqueles que andam de ônibus, a recomendação é a mesma - experimente descer um ou dois pontos antes do habitual e faça o restante do trajeto andando.

Alongue-se de tempos em temposNada pior do que ficar muito tempo sentado em uma posição pouco confortável. Por isso, sempre que você se levantar para conversar com alguém, ir ao banheiro ou tomar um café, alongue as pernas, braços e pescoço. Exercícios de respiração profunda também são amplamente recomendados.

Use um pedômetro (contador de passos)Esse aparelho, capaz de registrar cada passo que você dá, pode ficar acoplado ao seu cinto ou tênis e irá te ajudar a monitorar o quanto você está se movimentando durante o dia. De acordo com o endocrinologista e clínico geral Filippo Pedrinola, dar menos do que 5.000 passos por dia é considerado sedentarismo. "O ideal seria dar 10.000 passos por dia, que equivale aproximadamente a 6 km, ou de 300 a 400 calorias", completa. O aparelho é vendido avulso ou como aplicativo para smartphones.