Pages

Subscribe Twitter

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Ricota de Soja

Oi gente!

Um dos posts de maior sucesso aqui do Blog é aquele do Patê de Soja com Palitos Crocantes e sabem o que eu percebi hoje?! Eu esqueci de dar uma dica bem legal que é a de fazer a Ricota de Soja, que é bem tranquila de fazer!

Com esta ricotinha você pode fazer outras receitas deliciosas como patês variados, recheios de esfirra (meu favorito) e até utilizá-lao na preparação de saladas. Uma opção deliciosa, saudável e super necessária para os nossos amigos que têm intolerância ou alergia a lactose.

1º Passo: Fazer o leite de soja. (A receita é a mesma do patê)
- Deixar de molho 1 xícara de soja com duas xícaras de água (geralmente, a gente deixa a noite toda e faz o leite de manhã, mas o negócio é que a soja tem q inchar bem. Ela deixa de ser redondinha e fica compridinha igual a um feijão);
- Descartar a água na qual a soja ficou de molho;
- Agora, com a soja inchada, teremos 2 xícaras de soja;
- Bater no liquidificador 1 xícara de soja e duas de água. (O restante da soja vc pode cozinhar inteira pra fazer salada ou pode aproveitar tudo para fazer o leite. Se for aproveitar tudo, então, serão duas xícaras de soja e quatro de água);
- Coar em peneira fina e grande (pq sobra muito "bagaço");
- Ferver o leite por cerca de 10 minutos (com atenção pq ele sobe igual leite. Eu costumo tirar um pouco da espuma com uma espumadeira e vou mexendo e cuidando o tempo todo até ferver o tempo necessário);

Se você quiser usar parte do leite de soja para fazer o patê, agora é a agora de reservar. Ou se você quiser fazer tudo de ricota, é só deixar tudo na panela.

2º Passo: Fazer a Ricota.
Com o leite que acabou de ferver ainda na panela e com o fogo ligado, é hora de ver a mágica acontecer.
- Com o fogo baixo, você acrescenta no seu leite de soja o suco de um limão. Em poucos segundos, você vai observar a ricota de formando e uma água sobrando.
- É nessa hora que você deve desligar o fogo e coar sua ricota, para sair toda a água que sobra.
- Depois de coada, é só levar a sua ricota de soja para a geladeira e ir pensando nos temperinhos.

Eu gosto de fazê-la temperadinha com limão, azeite, sal, tomate, azeitona e salsinha. Com essa mistura, eu coloco no pão, na salada e também fica ÓTIMA como recheio de esfirra. Também fica super gostoso, misturar com o patê de soja. Enfim... o negócio é arriscar. Às vezes, a ricota fica mais firme, às vezes menos... mas é normal.

E, quanto aos recheios, cada um é que sabe melhor o gosto da família. Eu já comi na casa de uma amiga uma combinação que eu amei, que veio com ricota, cenoura ralada, azeitona, sal e orégano.

Aliás, isso me fez lembrar de uma tapioca que eu gosto D+, que vem com o seguinte recheio: ricota, cenoura ralada, tomate picado, azeite, sal e orégano. Deve ficar muito bom com a ricota de soja. E para melhorar ainda mais para o meu gosto, eu colocaria uns pedacinhos de azeitona verde picada, que eu AMO!

Então é isso! Um grande abraço e fiquem com Deus!

0 comentários:

Postar um comentário