Pages

Subscribe Twitter

segunda-feira, 1 de julho de 2013

Aprenda a fazer azeite temperado


Olá queridos!

A dica de hoje é pra você que gosta de colocar a mão na massa na cozinha e prepara aquelas comidas gostosas para a alegria de toda a família. Talvez seu primeiro pensamento tenha sido aquelas garrafas de azeite com tempero dentro. Mas não... na verdade são cubinhos de azeite temperado e congelado.

Essa dica eu peguei lá do Blog Minha Casa, Minha Lida e eu tenho certeza que você vai gostar muito porque vai facilitar a sua rotina na hora de fritar os temperos.

Pra começar, você vai precisar de uma forminha de gelo (como a da foto) específica para esse fim. Sugiro uma daquelas forminhas com tampa para não passar o cheiro para outros alimentos ;) Definida a forminha que vai abrigar o seu truque na cozinha, você pode pegar um domingão, cortar vários dentes de alho bem picadinhos, picar outros temperos como manjericão, alecrim, manjerona ou outros de sua preferência e, finalmente, distribuir na forminha.

Pode ser um mix de vários temperos juntos ou separadamente, de acordo com a sua preferência ;) O tanto que você deve por é no olho. Quem gosta de tudo bem temperado, pode colocar bastante alho em cada espaço.

Depois disso, é só preencher os buraquinhos com azeite. Mais uma vez, depende do seu gosto. Mas você pode despejar o azeite até encher os espaços ou deixar pela metade. Finalmente, coloque no congelador.

E aí, queridos, quando for a hora de cozinhar, você escolhe o tempero que quer, tira um cubinho da forma, coloca na panela e pronto! Nada de mão “cheirosa” depois da cozinha!

Antes de ir para a geladeira, fica assim:

Depois de uma noite toda no congelador:

Esta foto de baixo mostra o azeite “congelado”. Ele não congela de verdade, porque é óleo, então não endurece. Fica numa consistência legal para cortar, se for preciso. Mas vamos ao que interessa!

Pós-data: Depois de um tempo na geladeira, a aparência do azeite pode não ficar das melhores. Então, quando fizer aí na sua casa, faça uma quantidade que você vá usar em até uma semana, no máximo.

Massa de tomate: Outra dica legal para aproveitar a mesma forminha de gelo é congelar as sobras de massa de tomate. Aqui em casa, essa dica foi bem útil. Isso porque não costumo utilizar massa de tomate com muita frequência. E como sempre sobra um pouco, mesmo quando abro aquela latinha pequenininha, o jeito foi congelar para não estragar ;)

Era o que tínhamos para hoje... espero que aproveitem!

Um grande abraço e até a próxima! ;)

0 comentários:

Postar um comentário