Pages

Subscribe Twitter

quarta-feira, 10 de julho de 2013

10 dicas para uma pele linda no inverno

Como no inverno, nem sempre o sol aparece, corremos o risco de pensar que não precisamos nos preocupar tanto com a proteção da nossa pele nesta época do ano. Porém, é um grande engano. A chegada do inverno muda tudo. As temperaturas caem, o ar fica mais seco e o corpo sofre também.

Os problemas mais comuns que o inverno traz são o ressecamento (que pode até, em graus avançados, deixar a área coçando) a descamação e a vermelhidão, além da psoríase (lesões avermelhadas com descamação). "A pele também pode ficar opaca, sem luminosidade, parecendo craquelada", diz a dermatologista Carla Albuquerque, de São Paulo (SP).  "Transpiramos menos e também há a diminuição da umidade natural do ar. Por isso, a pele sofre com a desidratação", explica a dermatologista Juliana Carnevale, do Rio de Janeiro (RJ). Além disso, também exageramos na temperatura da água do banho, outro fator agravante. O vento gelado e o ar seco também são vilões, já que ambos têm o poder de diminuir a barreira de gordura natural da epiderme, que a protege.

Ou seja, o negócio é se cuidar pra valer. Não apenas pela beleza, mas por uma questão de saúde mesmo ;)

Por isso, seguem as dicas do Portal UOL Mulher sobre esse assunto:

  • Capriche na hidratação. Se tem pele oleosa, use hidratantes poderosos, mas específicos para esse tipo.
  • Aposte na água termal. Rica em minerais, ela reforça a hidratação e protege a pele do rosto. Borrife algumas vezes por dia.
  • Invista nos produtos para pele sensível caso apresente vermelhidão ou coceira. "Por serem hipoalergênicos, não irritam nem sensibilizam ainda mais," explica Juliana Carnevale. No entanto, consulte um dermatologista antes da compra. "Ele vai levar em consideração fatores como cor de pele, grau de oleosidade, hormônios e particularidades climáticas", explica o dermatologista Abdo Salomão, de São Paulo
  • Não deixe de usar protetor solar. Segundo os dermatologistas, o produto deve ser usado tanto dentro quanto fora de casa, mesmo no inverno.
  • Incorpore um creme de tratamento noturno à sua rotina. Mais ricos em ativos hidratantes do que as versões diurnas, eles atuam durante o sono. O resultado é uma pele mais viçosa e protegida, inclusive durante o dia.
  • Troque  o adstrigente com álcool por loções suaves de limpeza, menos agressivas. No corpo, evite sabonetes em barra e prefira os líquidos cremosos.
  • Hidrate rosto e corpo todos os dias, nos primeiros 3 minutos após o banho. Esse cuidado vai otimizar a penetração dos ativos emolientes e deixar a hidratação mais eficiente. Além disso, evite banhos muito quentes e demorados.
  • Escolha produtos que possuam pelo menos um ingrediente de cada categoria abaixo. Assim, a hidratação será mais completa:
    • lanolina, manteiga de karité, óleos (agem por oclusão, isto é, criam uma barreira sobre a pele que impede a perda d'água).
    • glicerina, sorbitol, propilenoglicol (fazem a umectação, ou seja, retêm água na superfície da pele).
    • ureia, lactato de amônio (possuem a capacidade de permear a epiderme e reter água em suas camadas mais profundas).
  • Água é essencial para manter a hidratação. Por isso, a regrinha dos 30 ml por cada quilo que você pesa continua valendo, ou seja, se você pesa 50 kg, deve tomar 1,5l de água por dia e se você pesa 100kg, deve tomar 3l de água por dia . Sucos e chás (sem cafeína) também contam.
  • Evite o consumo excessivo de chás, café e vinho. Se você tem tendência a ficar com o rosto avermelhado, saiba que essas bebidas – assim como alimentos apimentados - agravam o quadro.

0 comentários:

Postar um comentário