Pages

Subscribe Twitter

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

SC é eleita o melhor destino do Brasil

Santa Catarina foi eleita pela sexta vez consecutiva como o Melhor Estado/Destino do País. Com isso, SC desbancou Bahia, Ceará, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, que também concorriam. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (25) no Teatro Tom Jobim, no Rio de Janeiro.

Em 12 edições do prêmio "O melhor de Viagem", SC venceu sete. O concurso é realizado pela Revista Viagem e Turismo, da Editora Abril, em parceria com o Ibope.

A delegação catarinense, presente no evento, contou com Governador Raimundo Colombo e toda a equipe da Santaur. Costão do Santinho e Hotel Caldas da Imperatriz também levaram prêmios. O Parque Beto Carreiro também apareceu entre os contemplados.

De acordo com a organização do evento, Santa Catarina se destaca por reunir litoral quente e badalado, cidades serranas geladas — inclusive com neve —, festas típicas e infraestrutura eficiente. Só no ano passado, o Estado recebeu cinco milhões de visitantes, sendo 400 mil deles, estrangeiros. (Fonte: DC)

Muito melhor do que visitar Santa Catarina, de vez em quando, é morar por aqui. Aliás, agradeço a Deus todos os dias pela oportunidade de morar neste lindo Estado!

Mesmo com os problemas de mobilidade, que mais me irritam, na Grande Florianópolis, ainda assim, só o fato de poder ver o mar todos os dias, já enche meu coração de alegria. Como se não bastasse toda esta beleza das águas, toda a paisagem é emoldurada por lindas montanhas, que deixam tudo ainda mais especial.

Por aqui, mesmo sendo sul-mato-grossense de nascimento, já aprendi também, a curtir tudo de bom que o inverno nos proporciona: lindas roupas, bem estar, culinária, cachecóis e o quentinho das cobertas. Confesso, que chego até a sentir saudade desta estação. No entanto, não há nada que uma boa praia, num dia de sol ensolarado não resolva :)

Outra coisa que AMO por aki são as padarias. Gente... tanta coisa boa! Cucas, pães e biscoitos todos maravilhosos. Aliás, não é a toa que já acrescentei uns bons quilinhos nesses 4 anos em solo catarinense :)

Enfim... é tanta coisa boa, que nem tem como contar. Se sinto saudade da minha terrinha? COM CERTEZA! Além da família, coisa que me faz muita falta é a algazarra das araras cortando o céu da linda Cidade Morena, o trânsito maravilhoso, as ruas largas e planejadas, sobá, linguiça de Maracajú, chipa, sopa paraguaia, Delícias do Cerrado, guavira, árvores centenárias, pôr-do-sol e muito mais!

De qualquer maneira, não poderia deixar de registrar meus parabéns para Santa Catarina - estado que amo cada dia mais e que merece receber o título de melhor destino do Brasil!

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Homem que lava louça é mais feliz


Pode parecer brincadeira, mas o negócio é sério! Uma pesquisa de uma universidade sueca concluiu que ajudar nas tarefas domésticas pode ser mais saudável. A notícia é boa ou não é?!

Eu sei que já tem homem querendo esconder a pesquisa, mas o fato é o seguinte: a matéria foi divulgada pela agência internacional de notícias Alfa e reproduzida pela Revista Exame aqui no Brasil. E é claro, que não podia faltar aki na nossa bolsa :)

Se ficou curioso, basta ler a reportagem abaixo e para as mulheres, a dica é: mandem o link para os seus maridões ;)

Grande abraço e depois me contem o resultado!

Homem que lava louça é mais feliz, diz pesquisa
Está na hora de ser um homem mais moderno, meus caros. Lavar a louça, passar a própria camisa e arrumar a cama antes de ouvir as reclamações da esposa ou da namorada. E, segundo um estudo divulgado pela Universidade Umeå, na Suécia, tudo isso ajudará (e muito) a sua saúde.

Após acompanhar de perto a vida de 723 pessoas ao longo de 26 anos, o estudo concluiu que aqueles que não dividiam os afazeres domésticos com a parceira tinham maiores problemas de saúde. Ansiedade, nervosismo e problemas de concentração eram alguns dos transtornos comuns aos, digamos, “preguiçosos”.

Por outro lado, aqueles que topavam fazer metade dos serviços, se apresentavam mais tranquilos e felizes. Na outra ponta, as mulheres que não contam com a ajuda masculina se tornam mais vulneráveis às doenças.

As complicações, afirma o estudo, acontecem por conta dos papéis assumidos por cada gênero dentro do relacionamento. A solução para que a vida em casal se saia melhor é conversar e eliminar essas barreiras. Então já sabe: a solução é botar a barriga para ralar na beira da pia!

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Vatapá Vegetariano

A receita de hoje é mais uma das especialidades da minha querida sogrinha. Natural de Roraima, mas moradora de Santa Catarina há mais de 30 anos, ela conhece os segredos da culinária como ninguém. Por isso, tenho certeza que todos vão amar esta delícia, que acompanha super bem qualquer prato de frango ou peixe.

Por aqui, na nossa família, já virou tradição o vatapá acompanhar o chester no Natal, junto com o arrozinho e a farofa... hummmm... só de lembrar já me deu água na boca.

Mas chega de conversa e vamos ao banquete!

Ingredientes:
- 5 pães francês amanhecidos;
- Aproximadamente 1 litro de leite de vaca;
- azeite de dendê (garrafinha 200 ml);
- 4 cebolas médias (para grandes);
- 4 tomates;
- 1 pimentão verde;
- 1 pimentão vermelho;
- 7 dentes de alho;
- cebolinha e salsinha;
- azeitona;
- sal e pimenta a gosto;
- leite de coco (garrafinha 200 ml).

Modo de fazer:
Comece rasgando os pães em pedaços pequenos, umedeça com leite de vaca e bata no liquidificador, deixando a mistura numa consistência pastosa grossa. Coloque numa panela e reserve.

Em outra panela, refogue o alho e a cebola com um pouco de azeite de dendê. Depois, vá acrescentando o tomate, os pimentões, uma parte da cebolinha e da salsinha.

Depois de tudo refogado, acrescente mais azeite de dendê, o sal, a pimenta e as azeitonas. Desligue o fogo e reserve. (O refogado vai ficar molhado por causa do tomate).

Somente neste momento, ligue o fogo da panela na qual está a mistura de pão batido. Cozinhe, em fogo médio para não grudar por aproximadamente uns sete minutos (até começar a ferver), mexendo sempre e acrescentando o leite de vaca para manter a consistência pastosa grossa. (Não pode ficar muito mole).

Ligue o fogo da panela onde está o molho e vá passando a mistura de pão cozida para a panela onde está o molho. Acrescente o leite de coco e misture tudo, mexendo sem parar. Provavelmente, será necessário acrescentar mais sal, pimenta e azeite de dendê para marcar bem os sabores. (Não há a necessidade de se usar toda  mistura de pão. Pode deixar de lado alguma sobra. Vá mexendo e experimentando até observar que a consistência ficou boa e os temperos continuam aparecendo).

Finalmente, é só servir e aproveitar!

Como disse no início do post, temos o costume de usar o vatapá como acompanhamento de carne de peixes e aves. No entanto, que quiser incrementar, pode incluir frango ou peixe desfiado já no molho (junto com os temperos).

OBS.: Nem todos estão acostumados ao sabor do azeite de dendê. Por isso, se você é um pouco mais sensível, pode dar uma maneirada na quantidade. Vá experimentando a receita durante todo o processo. Se for o caso, coloque menos azeite. De qualquer maneira, é ele que vai dar o o sabor diferenciado e a cor amarela.

A mesma coisa digo sobre a pimenta. Cuidado para não exagerar na dose. Nem todos estão acostumado com o ardor da pimenta. Se for o caso, é possível optar por pimentas menos ardidas e saborosas como a de cheiro e a biquinho.

Então, é isso! Segue abaixo a foto da nossa última ceia de Natal, que contou com o vatapá, farofa, salada, chester, molho de mostarda com mel e geleia de pimenta. Isso sem falar na sobremesa D-E-L-I-C-I-O-S-A que a sogrinha também fez =)
Grande abraço e até a próxima!