Pages

Subscribe Twitter

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Lustre Artesanal

Gente...

Esta ideia é, simplesmente, APAIXONANTE! Minha amiga Mírian Coelho já tinha me passado um passo-a-passo do lustre de barbante e agora, encontrei este de renda no Blog da Camila Camargo. Os dois são lindos e usam praticamente a mesma  técnica. A diferença é que o passo-a-passo da Mírian tem BEM mais "pulos do gato".

De qualquer maneira, nossas casinhas ficarão LINDAS! Além disso, é uma ótima opção para presentear no Dia das Mães que está chegando. #ficaadica para quem tem mãe que gosta dessas coisas ;)

Super abraço e mãos a obra!

Tutorial da Camila (lustre rendado):
1. Primeiro, enchemos uma bexiga no tamanho desejado.
2. Depois, pincelamos cola em abundância nas toalhinhas de renda ou crochê.
3. Em seguida, revestimos todo o balão.
4. Ao secar, teremos uma esfera resistente e impermeabilizada.
Colocamos a fiação necessária, e pronto!

O resultado é fantástico!
Um espetáculo de luzes e sombras em movimento!

LINDO demais mesmo!

Tutorial da Mírian
(lustre de barbante):
Você vai precisar de:
* 1 rolo de barbante para crochê da cor que desejar
Exemplo de bola inflável* 1 frasco de cola cascorez
* 1 bola inflável de piscina e praia (aquela com bico igual ao de boia - foto ao lado)
* 1 plástico grande
* Fita adesiva
* 1 Esponja de lavar louças
* 1 pote de plástico médio

Como fazer:
1. Encha bem a bola e depois de fechar o biquinho passe bastante fita adesiva ao redor para sela (caso a bola esvazie você perde todo o trabalho e o material).
2. Prenda a ponta do barbante com fita adesiva para começar a enrolar.
3. Enrole o barbante ao redor da bola em toda a bola, circulando por todos os lados para ficar bem trabalhado, tendo cuidado sempre de deixar um espaço ao redor do bico da bola por onde deve passar um bocal.
4. Enrole bastante, qnto mais vc enrolar, mais trabalhada ficará a luminária.
5. Depois de enrolada corte a ponta do barbante e prenda o final com fita adesiva.
6. Amarre um pedaço do barbante no bico da bola de forma que fique bem firme, se necessário reforce com fita adesiva.
7. Dissolva um pouco da cola com um pouco de água... (usei parte iguais de água e cola para fazer a minha e ficou bem durinha).
8. Espalhe com a esponja essa mistura por toda a bola (pode melecar bastante).
9. Depois de completamente espalhada pendure no varal ou em qualquer lugar em que ela fique suspensa (tem que ser em local coberto).
10. Coloque o plástico em baixo porque a cola pinga muito.
11. Deixe secar por no mínimo 24 horas, caso não esteja bem sequinha e durinha, deixe mais um pouco.
12. Depois de pronta é só tirar as fitas adesivas e esvaziar a bola. Ah! O bocal você já compra prontinho nessas lojas de utilidades para casa. É só encaixar na luminária!

Para completar o nosso post, achei estas fotos lindíssimas que mostram outras formas de utilizar nossas bolas de barbante na decoração. Dá uma uma olhada como ficou LINDO esse arranjo!

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Bichinhos de Meia

Quase enlouqueci quando vi essas duas fotos e uma pequena citação sobre esses bichinhos fofos no Blog da Camila Camargo, sem tutorial. Ela indicava apenas o site "japonês" Pinbu.

Graças ao tradutor do Google e horas de pesquisa, achei o tutorial abaixo. Ainda bem que tem imagens de passo-a-passo porque tentar ler esses símbolos é impossível! Porém, com as figuras, dá para tentar fazer.

Boa sorte para todos (as)! Grande abraço!

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Aprenda a transformar latas em luminárias


Muitos alimentos consumidos diariamente vêm armazenados em latas, que após o uso vão para as lixeiras ou para a reciclagem. Porém, existem muitas opções de artesanato para esse material, uma delas é a fabricação de luminárias.

A técnica é simples e o resultado é único, já que varia de acordo com a criatividade de cada pessoa. Os materiais necessários são: lata (qualquer tamanho); martelo; prego; toalha; jornal; arame; alicate; água e tinta spray.

Como fazer:
O primeiro passo é o segredo para que a luminária fique bonita, para isso é necessário encher a lata de água e deixá-la no congelador até que vire gelo. Isso deve ser feito para que a lata não amasse durante as etapas seguintes.
O apoio também deve ser revestido com jornal e uma toalha, para não forçar a lata diretamente em uma superfície dura. A luminária começa a tomar forma quando os furos em sua lateral são feitos. Nesta hora é que entra a criatividade, quanto mais buracos forem feitos mais legal será a maneira como a luz será refletida. Por isso, é possível desenhar formas, como estrelas ou corações, sempre usando o prego e o martelo com cuidado. Faça também dois furos superiores, por onde passará o arame.

Com os furos feitos e o gelo já retirado, passe o spray da cor escolhida, em toda a lata. A pintura deve ficar uniforme e a tinta deve ser aplicada a 25 centímetros de distância. O arame cortado servirá como alça de suporte para a luminária, por isso, deve ser pintado da mesma cor que a lata.

Quando a tinta estiver seca, o arame deve ser passado pelos dois furos superiores e as pontas internas devem ser viradas para dentro, com o uso do alicate. A luminária pode ser usada com velas ou então com lâmpadas. (Fonte: CicloVivo)

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Hortas Verticais

De olho em quem deseja trazer o verde para dentro de casa, mesmo contando com pouco espaço, muitas ideias criativas têm utilizado diversos materiais para suprir a falta de espaço.

Horta de Garrafa PET
O arquiteto Marcelo Rosenbaum, que comanda o quadro “Lar Doce Lar”, no programa Caldeirão do Huck, embarcou de vez na onda da sustentabilidade. Um de seus projetos incluiu a Horta Vertical feita com garrafas PET. A ideia foi tão apreciada pelos internautas que ele explicou, em seu site, passo a passo como fazer um modelo parecido.

A sugestão é ideal para casas que não têm grandes áreas para jardins. Além disso, se torna também uma solução para os resíduos, que deixam de ser descartados e ganham uma utilidade diferente da original.

Para ter uma horta vertical igual à que o Rosenbaum fez para a Família Rodrigues, de São Paulo, são necessários os seguintes materiais: garrafas PET de dois litros (vazias e limpas); tesoura; corda de varal, cordoalha, barbante ou arame; arruelas (somente para quem optar por cordoalhas ou arames); terra e muda de planta.

A primeira tarefa a ser realizada é o corte das garrafas. Todas elas devem ser cortadas da mesma forma, com uma espécie de janela, que será a abertura por onde a planta irá crescer. A distância entre a parte debaixo da garrafa e a abertura pode ser de “três dedos”; na parte de cima pode ser contado um palmo até o corte, conforme mostrado na galeria acima.

Dois furos devem ser feitos na garrafa na região próxima às aberturas, superior e inferior. Será por este espaço que o cordão que segura as garrafas irá passar. O ideal é que todas tenham marcações em distâncias equivalentes, para manter a simetria quando forem penduradas na parede. O fundo de todas as garrafas deve ter um furo, que permita a saída do excesso de água na terra.

Dois fios, que passam pelas extremidades das garrafas, as mantêm presas. Por isso, as arruelas são utilizadas. Quem optar pelo uso dos arames deve colocar as arruelas logo abaixo das garrafas, para servirem como “calço”, para que elas não escorreguem. O barbante e a corda de varal não precisam disso.
Nesses casos, basta dar um nó na altura em que a garrafa deverá ficar.Com as garrafas devidamente presas e alinhadas, basta colocar a terra, a semente e cuidar para que as plantas cresçam saudáveis.

Horta na Estante
O designer Ricardo Rodrigues, da NDTBrazil, bolou uma solução sem aperto. Em sua horta vertical, que imita uma estante, caixas de pínus de áreas de reflorestamento, tratadas com verniz à base de água, se acomodam a uma estrutura de metal. Internamente, elas comportam floreiras de plástico, prontas para receber a terra com mudas e sementes. “Compacta, a peça cabe na área de serviço, na cozinha e até na varanda do apartamento”, diz Carla Feltrin, sócia da empresa. Com 66 x 30 cm, altura de 1,30 m, tem o preço sugerido de R$ 800. Tel. (17) 3258-3656, Bady Bassitt, SP. (Fonte: Revista Minha Casa). Para comprar pronto é caro, mas a ideia pode inspirar nossos maridões talentosos ou ainda, não custa levar o modelo para um bom marceneiro ;)

Outras Ideias:

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Receitas Caseiras de Beleza

Originalmente publicada em 14 de Outubro de 2010

Desde os tempos das nossas vovós, várias são as receitas de beleza que os mais experientes juram dar certo. Lá em casa, eu lembro, que minha mãe indicava o chá de camomila para clarear os cabelos e as rodelas de pepino para diminuir as olheiras. E não é que ela tinha razão!

Pois é! Descobri isso hoje! Agora há pouco, assistindo mais uma edição do Jornal Hoje. O tema da matéria era como produtos caseiros ajudam na beleza desde que usados corretamente. Depois que vi a chamada, não pude deixar de assistir à reportagem para saber se tinha valido a pena tantos "banhos" de camomila =)

E, para a minha surpresa, a dermatologista Araci Pontes, afirmou que a camomila tem mesmo este efeito clareador sobre o cabelo e, melhor: "não causa nenhum problema”.

Quanto as rodelas de pepino diminuírem as olheiras, a dermatologista explicou que o benefício não está exatamente no pepino, mas na temperatura. “Na realidade qualquer compressa fria que você fizer vai ter este mesmo efeito. Uma gase molhada em chá de camomila gelado, ou rodelas de batata”, diz a dermatologista.

Fiquei feliz da vida em perceber que, mais uma vez, minha mãe tinha razão!

Porém, a reportagem alertou para o perigo de algumas receitas caseiras que têm contra-indicações como, por exemplo: pasta de dente para o tratamento de acne e limão para clarear a pele :S

Segundo a dermatologista, essas duas receitinhas são TOTALMENTE desaconselháveis. O limão, por exemplo, pode causar machas. "É totalmente contra-indicado o uso de limão na pele”, afirmou a dermatologista Araci Pontes.

Já quanto a improvisar na hora de combater a acne, passando pasta de dente sobre a espinha, a dermatologista alertou para os perigos de queimadura e orientou que existem outros produtos secativos que têm esta mesma ação sem o risco de uma queimadura. "Muitos deles vêm hoje com corretivo associado, que ao mesmo tempo que está tratando, está disfarçando a lesão”, sugeriu.

Resumindo mulheres: podemos usar as receitinhas de beleza da vovó, desde que sejam com produtos de eficácia comprovada.

Pepino para ajudar a diminuir as olheiras? - PODE e funciona! Mas não é só o pepino. Qualquer compressa fria está valendo!
Pasta de dente para acabar com as espinhas? - NÃO Pode! Pois pode causar queimaduras na pele.
Chá de camomila para clarear o cabelo? - PODE e funciona!
Limão para clarear a pele? - NÃO Pode! Pois seu uso pode manchar a pele (o que ninguém quer).

Por isso, todo cuidado é pouco!

Quem ficou curioso (a) para assistir a matéria, na íntegra, é só clicar no "play" abaixo. Lembrando que o vídeo estará disponível no servidor da emissora, enquanto ela achar que deve =)


Atualizada em 11 de Abril de 2012

Hidratação de Babosa para o Cabelo
Está aqui uma dica testada e aprovada por mim, com a criação e supervisão da minha sogrinha querida. Não explicar nada cientificamente. Só sei que o resultado é surpreendente. Basta pegar uma folha de babosa, tirar a casca verde e aproveitar somente aquele miolo transparente, meio gosmento. Dependendo do tamanho da babosa, uma folha pode ser muita coisa. Então, você pode usar só a metade ou um terço e guardar o restante na geladeira (sem tirar a proteção verde da folha). Corta a parte que você vai utilizar e somente desta parte, você tira a parte verde da folha, o que vai ficar na geladeira, fica inteiro.
IMPORTANTE: Lembre-se que a babosa pode manchar a roupa, então, tome cuidado ao manipulá-la. Além disso, antes de colocar na geladeira, guarde-a num saco plástico, a fim de que aquela "gosma" não se esparrame e nem manche nada dentro da geladeira.

Voltando a receita: Você pega uma porção do miolo da babosa (aquela "gosma" transparente) e amassa ela o máximo possível. Pode até passar no processador de alimentos, para deixar a babosa bem cremosa. Coloque a babosa em uma vasilha pequena (dessas de comer cereais), acrescente um creme de tratamento desses potões grandes (numa proporção meio a meio) e misture bem. Passe uma quantidade bem generosa nos cabelos sujos e secos, coloque uma touca plástica e uma térmica para catalisar. Deixe por pelo menos meia hora e, em seguida, lave o cabelo como de costume (com xampu e condicionador nas pontas - se precisar).

OBS.: O tempo mínimo é meia hora. Porém, não tem problema se você ficar mais tempo, aproveitando o tempo enquanto está limpando a casa. No entanto, como aquelas tocas não são muito bonitas, minha dica é fazer isso quando o maridão não estiver em casa ;) Outra coisa, se a babosa tiver escorrido na sua pele, limpe antes de se expôr ao sol.

Talvez você esteja se perguntando: - Qual é a diferença de colocar a babosa? Já te explico ;) Com a babosa junto do creme de hidratação, o cabelo fica muito mais leve e mais brilhoso. Faz TODA a diferença! Pode acreditar ;)

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Patê de soja e palitos crocantes

Essa é uma daquelas receitas passadas de mãe para filha. Uma delícia testada e aprovada por muita gente. Ultimamente, não deixo faltar em nenhum almoço com os amigos aqui em casa. A foto ao lado é do almoço do meu niver (o patê está meio escondido, mas era a única imagem que eu tinha =)

Antes de começar, quero explicar que faço sempre com leite de soja que eu mesma preparo. Porém, segundo a minha mãe, é possível fazer o patê com leite de soja em pó ou até com leite de vaca mesmo. Ades ou outros desses de caixinha, mesmo sem sabor, não são recomendados, pois sempre possuem adição de baunilha, açucar e etc.

Mas é bem fácil fazer o leite de soja. A receita é a seguinte:

Leite:
- Deixar de molho 1 xícara de soja com duas xícaras de água (geralmente, a gente deixa a noite toda e faz o leite de manhã, mas o negócio é que asoja tem q inchar bem. Ela deixa de ser redondinha e fica compridinha igual a um feijão);
- Descartar a água na qual a soja ficou de molho;
- Agora, com a soja inchada, teremos 2 xícaras de soja;
- Bater no liquidificador 1 xícara de soja e duas de água. (O restante da soja vc pode cozinhar inteira pra fazer salada ou pode aproveitar tudo para fazer o leite. Se for aproveitar tudo, então, serão duas xícaras de soja e quatro de água);
- Coar em peneira fina e grande (pq sobra muito "bagaço");
- Ferver o leite (com atenção pq ele sobe igual leite);
- Deixar esfriar;
- Provavelmente, vc terá uns 600 ml de leite de soja e para receita, usamos apenas 300 ml. Então, vc pode congelar os 300 ml q irão sobrar para outro patê OU fazer uma deliciosa Ricota de Soja ;) Se for congelar, não demore muito tempo para usar e, quando for descongelar, o faça naturalmente, jamais coloque no microondas, nem esquente. Se quiser fazer a Ricota, clique aqui para ver a receita!

Patê:
- Bater no liquidificador: 300 ml de leite de soja + 3/4 de xícara de azeite + 15 azeitonas sem caroço + 1 dente de alho + 1 colher de sopa de salsinha picada + sal a gosto;
- Qdo estiver tudo misturado, acrescentar o suco de meio limão e bater mais um pouco no liquidificador (o patê já vai mudar a consistência com o limão, não precisa bater muito);
- Daí é só colocar pra gelar q ele vai endurecendo mais.

Palitos Crocantes:
A parte mais fácil de todas =) Eu compro uma embalagem de massa de pizza integral que já vem com duas unidades. Porém, você pode comprar qualquer massa de pizza que preferir (não precisa ser, necessariamente, integral).
- É só cortar as massas de pizza em tirar com 2cm de largura (mais ou menos), acrescentar azeite, orégano e outros temperos que preferir e colocar no forno por alguns minutos;
- Virar o lado e aguardar até que as tiras fiquem bem crocantes

É bom demais gente! O patê combina com os palitos, mas também vai bem com torradas e até mesmo na salada de folhas.

Qualquer dúvida, estou aqui para tentar ajudá-las =) Bjinhus.

terça-feira, 3 de abril de 2012

Vc já declarou seu amor hj?

Dica do Blog Neuras de Noivas que eu reproduzo aqui para os nossos leitores e leitoras.

Você já declarou seu amor hoje? Não interessa se você é namorado (a) ou casado (a). Aliás, especialmente, se você é casado (a), é sempre bom perpetuar o clima de romance do namoro e fazer aquele agrado a pessoa amada.

Pra te ajudar a fazer a maior média, sem gastar nada, a dica é mandar um Ecard bem fofo do site AboutLove. Trata-se de uma empresa que faz convites de casamentos e disponibiliza Ecards lindinhos para gente declarar o nosso amor. Clique aqui e confira!

Mais duas receitas de bacalhau

Gente... essa época está impossível! Impossível de fazer regime ou não se empolgar com novas receitas a base de bacalhau. Por isso, seguem mais duas opções que me deixaram com água na boca!

Bacalhau à Zé do Pipo
(6 porções)

Ingredientes:
- 800g de bacalhau
- 1kg de batatas inglesa
- 600 gramas de cebolas
- 1 lata de creme de leite
- azeitonas
- 6 dentes de alho
- azeite
- 150g de manteiga ou margarina
- modo de preparo

Modo de Fazer: Dessalgue o bacalhau em água fria de um dia para o outro. Desfie o bacalhau em pedaços não muito pequenos. Em uma panela doure o alho em azeite, refoque aí o bacalhau desfiado, retire o bacalhau e reserve, nesta mesma panela (coloque mais azeite se for necessário), refoque a cebola cortadas em rodelas e junte ao bacalhau.

Cozinhe as batatas e faça um purê, com a manteiga e o creme de leite.

Em uma travessa untada com um pouco de azeite, coloca uma primeira camada do purê, o bacalhau com a cebola e algumas azeitonas, cubra com o resto do purê e enfeite com azeitonas e queijo parmesão ralado. Leve ao forno quente por 15 ou 20 minutos.

Bacalhau Gratinado

Ingredientes: 
- ½ kg de bacalhau desfiado
- 2 cebolas em rodelas
- 5 colheres (sopa) de azeite
- 3 tomates picados
- 3 colheres (sopa) de manteiga
- 3 colheres (sopa) de farinha de trigo
- 1 xícara (chá) de leite
- 1 ½ xícara (chá) de creme de leite fresco
- 1 pitada de noz moscada
- ½ kg de batatas cozidas e em rodelas
- 50g de queijo parmesão ralado
- pimenta do reino e sal a gosto
- 1 xícara (chá) de farelos de pão francês

Modo de Fazer:
DESSALGAR O BACALHAU: Em uma vasilha, deixe o bacalhau de molho em água fria por 48hs na geladeira, trocando a água de vez em quando para dessalgar. Depois deste processo, desfie o bacalhau.

BACALHAU: Em uma panela, aqueça o azeite e refogue a cebola, os tomates e o bacalhau. Reserve.

CREME BRANCO: Em uma panela, derreta a manteiga e doure a farinha de trigo. Acrescente o leite, e depois o creme de leite, mexendo até engrossar e formar um creme consistente. Coloque uma pitada de noz moscada, misture e reserve.

MONTAGEM: Em um refratário, coloque as batatas no fundo da travessa, por cima uma camada com o bacalhau e cubra com o creme. Polvilhe farelos de pão e queijo ralado. Leve para gratinar por aproximadamente 20 minutos em forno a 180ºC.

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Doce Criativo


Mais um achado no site  da Revista Minha Casa, da Editora Abril: um enfeite comestível =) Um carrinho com coelho motorista feito com casa de ovo de chocolate, marshmallow, balas de gelatina e Regaliz (produto FINI feito com bala de gelatina). Pensa na festa que a criançada vai fazer quando ver isso!

A ideia do site é usar o tal coelho para decorar a mesa no almoço de domingo de Páscoa, mas eu já to imaginando que dá pra usar isso em decoração de festa de aniversário de criança ou até para entreter os baixinhos em uma tarde toda montando o tal coelho.

Tem fotos de passo-a-passo e tudo mais. Confiram!

Ingredientes:
- ½ casca de ovo de chocolate 200g
- 4 balas de gelatina em formato de aro sabor morango
- 4 disquetes de chocolate (proporcional ao tamanho da bala de aro)
- 2 Regaliz amarelos (sabor maracujá cítrico)
- 2 Regaliz vermelhos (sabores morango e morango cítrico)
- 1 Regaliz verde (sabor maçã verde)
- Balas de gelatina nos formatos coração, frutas sortidas, gomos de tangerina e “finiburgers”
- Marshmalows nas cores branco e rosa
- Pasta americana
- Confeitos de cores variadas

Materiais:
- Cola comestível CMC
- 2 macarrões espaguete
- 3 palitos de dente
- Pincel
- Estilete
- Rolo | Recortador | Pinça

FAÇA VOCÊ MESMO!

Passo 1: Os 4 discos de chocolate vão representar as rodinhas do carrinho. Com a cola de CMC, cole 2 discos em cada lateral de forma que suspenda a casca do ovo.

Passo 2: Utilize 4 balas de gelatina de cor azul (que vêm na embalagem de frutas sortidas) que caibam no centro das 4 balas vermelhas em formato de aro. Cole-as com cola de CMC em cada um dos disquetes de chocolate.

Passo 3: Para modelar o paralama do carro, utilize 2 Regaliz amarelos. Passe o rolo, achatando o doce. Em seguida, com CMC, cole os dois tubinhos achatados na casca do ovo, modelando-os ao redor das rodas.

Passo 4: Passe o rolo levemente sobre o Regaliz verde e corte-o com 10 cm. Curve o doce e cole-o sobre a base da casca do ovo para começar a dar forma à capota do carro. Passe o rolo sobre mais três Regaliz, nas cores verde, vermelho e amarelo, e corte um deles com 8 cm, o outro com 9 cm e o terceiro com 10 cm. Aperte bem as três pontas, modelando para formar a capota do carro. Depois de colá-la na casca do ovo, use dois palitos de dente para manter as pontas firmes no chocolate.

Passo 5: Para formar o volante do carro, corte na metade uma bala em formato de miniburger. Cole-a na base da casca do ovo atrás da parte da frente da capota.
Passo 6: Os para choques dianteiro e traseiro você faz com um Regaliz vermelho cortado num tamanho proporcional e colado na casca do ovo. Use sobras do doce nas cores vermelha e amarela para fazer os faróis redondos do carrinho.

Passo 7: Use uma bala em formato de tangerina para compor a capota traseira do carro. A lanterna traseira pode ser feita com dois retângulos feitos com um pequeno pedaço de Regaliz vermelho passado no rolo. E para o escapamento, basta recortar dois pedacinhos de Regaliz verde e colá-los com a cola comestível.

Passo 8: Coloque o segundo marshmallow sobre a base do corpo para compor a cabeça. Com uma bolinha de pasta americana branca de 1,5 cm, modele o focinho do coelho e cole-o no marsh. Decore com confeitos e forme os olhos com Regaliz vermelho. Para as orelhas, corte as laterais de um marsh branco e de outro rosa no mesmo formato, mas um pouco menor do que o outro, e cole o par. Use pequenos pedaços de macarrão para estruturar as orelhas: uma ponta é espetada na cabeça e a outra, molhada na cola de CMC, recebe o doce moldado. Repita o processo do outro lado e pronto!

Ovo de Chocolate com Marshmallow


Pra você que aprecia as delícias de chocolate dessa época, mas está sem dinheiro para investir nos produtos industrializados, segue uma receitinha de dar água na boca. Padrão Cacau Show!

Faça você mesmo e mate sua vontade de comer um delicioso ovo de chocolate recheado de marshmallow de maracujá:

Ingredientes:
- 1 kg de chocolate ao leite picado
- Marshmallow
- 1 xícara (chá) de açúcar
- 1/4 de xícara (chá) de suco de maracujá
- 1/4 de xícara (chá) de água
- 1/2 pacote de gelatina sabor maracujá
- 1 clara batida em neve

Modo de Preparo:

Marshmallow: Em uma panela, coloque o suco de maracujá, a água e dissolva a gelatina. Acrescente o açúcar e misture bem. Leve ao fogo, deixe aquecer sem ferver, até formar uma calda. Bata a clara em neve e sem parar de bater, acrescente a calda em fio. Continue batendo até engrossar e esfriar totalmente o marshmallow. Leve a geladeira durante 15 minutos antes de rechear o ovo.

Ovos: Derreta o chocolate ao leite. Com um pincel, espalhe camadas finas de chocolate sobre os moldes para ovo de 500 g. Leve os moldes a geladeira com a cavidade virada para baixo até secar. Repita esse procedimento mais duas vezes, retirando da geladeira quando o chocolate estiver frio.

Montagem: Com as costas de uma colher espalhe uniformemente o marshmallow sobre as casca de chocolate, que devem estar bem secas e firmes. Deixe 1 cm das bordas sem recheio para fixar melhor a última camada de chocolate. Volte a geladeira até o recheio firmar. Espalhe uma camada de chocolate sobre o recheio, cobrindo-o totalmente.

Com uma espátula, raspe as beiradas do ovo eliminando o excesso de chocolate. Leve novamente a geladeira até que o chocolate fique firme e quando o molde estiver opaco desenforme o ovo. Coloque uma porção de chocolate derretido em um cone de papel manteiga e faça os arabescos, decorando a superfície do ovo.

domingo, 1 de abril de 2012

Petisco de Bacalhau

Olá!

Ainda no ritmo da Páscoa, achei essa receitinha no site da Revista Minha Casa e fiquei com água na boca! AMO bolinhos fritos! E esses aqui estão com uma cara ótima. Ainda não testei a receita, mas... não tem como dar errado =)

Só para vocês ficarem bem informados, o nome dos bolinhos é "Pataniscas de Bacalhau".

Ingredientes:
- 400g de bacalhau dessalgado, cozido e escorrido
- 2 colheres de sopa de cebola picadinha
- 1 dente de alho picado
- ½ copo americano de leite
- Suco de meio limão siciliano
- 4 colheres de sopa (não muito cheias) de farinha de trigo
- 1 ovo
- Salsa a gosto
- Sal a gosto
- Pimenta do reino moída na hora e a gosto

Modo de preparo:
Em uma tigela, despedace o bacalhau em lascas. Com o auxilio de um batedor de arame (chamado fuet), incorpore ao peixe o leite, a cebola, o alho e o suco de limão. Quando a mistura estiver homogênea, acrescente a farinha e ovo. Tempere com sal, pimenta e salsa a gosto. Separe a massa em colheradas e frite as porções em óleo não muito quente até ficarem douradinhas. Deixe o excesso de óleo escorrer em papel toalha e, aí, é só servir.