Pages

Subscribe Twitter

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Vatapá Vegetariano

A receita de hoje é mais uma das especialidades da minha querida sogrinha. Natural de Roraima, mas moradora de Santa Catarina há mais de 30 anos, ela conhece os segredos da culinária como ninguém. Por isso, tenho certeza que todos vão amar esta delícia, que acompanha super bem qualquer prato de frango ou peixe.

Por aqui, na nossa família, já virou tradição o vatapá acompanhar o chester no Natal, junto com o arrozinho e a farofa... hummmm... só de lembrar já me deu água na boca.

Mas chega de conversa e vamos ao banquete!

Ingredientes:
- 5 pães francês amanhecidos;
- Aproximadamente 1 litro de leite de vaca;
- azeite de dendê (garrafinha 200 ml);
- 4 cebolas médias (para grandes);
- 4 tomates;
- 1 pimentão verde;
- 1 pimentão vermelho;
- 7 dentes de alho;
- cebolinha e salsinha;
- azeitona;
- sal e pimenta a gosto;
- leite de coco (garrafinha 200 ml).

Modo de fazer:
Comece rasgando os pães em pedaços pequenos, umedeça com leite de vaca e bata no liquidificador, deixando a mistura numa consistência pastosa grossa. Coloque numa panela e reserve.

Em outra panela, refogue o alho e a cebola com um pouco de azeite de dendê. Depois, vá acrescentando o tomate, os pimentões, uma parte da cebolinha e da salsinha.

Depois de tudo refogado, acrescente mais azeite de dendê, o sal, a pimenta e as azeitonas. Desligue o fogo e reserve. (O refogado vai ficar molhado por causa do tomate).

Somente neste momento, ligue o fogo da panela na qual está a mistura de pão batido. Cozinhe, em fogo médio para não grudar por aproximadamente uns sete minutos (até começar a ferver), mexendo sempre e acrescentando o leite de vaca para manter a consistência pastosa grossa. (Não pode ficar muito mole).

Ligue o fogo da panela onde está o molho e vá passando a mistura de pão cozida para a panela onde está o molho. Acrescente o leite de coco e misture tudo, mexendo sem parar. Provavelmente, será necessário acrescentar mais sal, pimenta e azeite de dendê para marcar bem os sabores. (Não há a necessidade de se usar toda  mistura de pão. Pode deixar de lado alguma sobra. Vá mexendo e experimentando até observar que a consistência ficou boa e os temperos continuam aparecendo).

Finalmente, é só servir e aproveitar!

Como disse no início do post, temos o costume de usar o vatapá como acompanhamento de carne de peixes e aves. No entanto, que quiser incrementar, pode incluir frango ou peixe desfiado já no molho (junto com os temperos).

OBS.: Nem todos estão acostumados ao sabor do azeite de dendê. Por isso, se você é um pouco mais sensível, pode dar uma maneirada na quantidade. Vá experimentando a receita durante todo o processo. Se for o caso, coloque menos azeite. De qualquer maneira, é ele que vai dar o o sabor diferenciado e a cor amarela.

A mesma coisa digo sobre a pimenta. Cuidado para não exagerar na dose. Nem todos estão acostumado com o ardor da pimenta. Se for o caso, é possível optar por pimentas menos ardidas e saborosas como a de cheiro e a biquinho.

Então, é isso! Segue abaixo a foto da nossa última ceia de Natal, que contou com o vatapá, farofa, salada, chester, molho de mostarda com mel e geleia de pimenta. Isso sem falar na sobremesa D-E-L-I-C-I-O-S-A que a sogrinha também fez =)
Grande abraço e até a próxima!

0 comentários:

Postar um comentário