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sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Água na medida certa!


Tempos atrás ouvi uma reportagem muito interessante na Rádio Novo Tempo sobre os perigos de se ingerir água demais.

Achei muito interessante, pois, em geral, as pessoas comentam mais sobre os perigos de se beber pouca água. Até porque este é um erro mais comum. Especialmente, no inverno e quando trabalhamos em uma função mais parada é difícil sentirmos sede. Por isso a necessidade de se ressaltar tanto a necessidade de se beber água.

Porém, o que pouco ouço comentar é que toda essa água precisa ser consumida de maneira fracionada. Porque, senão, só vai fazer é sobrecarregar os rins e eliminar grandes quantidades de sódio. Sódio esse que não pode ser ingerido em excesso, mas também não pode faltar. Já que muita água em pouco tempo pode levar a grandes diluições do plasma, com consequências perigosas ao cérebro, ocasionando a síndrome de Hiponatremia, transtorno caracterizado pelo desequilíbrio da concentração de sódio no organismo.

Enfim, assim como em quase tudo na vida, é recomendável manter um equilíbrio, para que não haja falta e muito menos excesso de água no corpo.

Outra coisa que eu nunca tinha parado para pensar... a quantidade diária de água necessária para um ser humano varia de acordo com o tamanho da pessoa. Tipo assim... um sujeito de cem quilos precisa tomar o dobro de água que é suficiente para uma pessoa de 50 quilos. Parece meio óbvio, mas em geral, só ouvia falar que um adulto precisa tomar dois litros de água por dia ou oito copos.

Porém, o que é importante frisar é que esta é uma média para pessoas que pesam cerca de 70 quilos. Visto que, segundo a nutricionista Weruska Barrios, do Hospital Samaritano de São Paulo, em condições normais – ou seja, em repouso, temperatura ambiente não elevada e trajes adequados – são necessários de 30 a 35 ml/kg diários de água.

Sendo assim, uma pessoa que pesa 70 quilos precisa de 2.000 a 2.500 ml de água por dia. No entanto, esta conta também inclui, além da forma pura da água, a quantidade do líquido em outros produtos, como leite, sucos, chás, frutas e alimentos.

 Logo, se você pesa 50 quilos, essa necessidade cai para 1.500 ml a 1.750. E se você pesa cem quilos, a necessidade aumenta para 3.000 a 3.500 ml.

Explicado tudo isto, agora calcule sua necessidade diária de água, multiplicando seu peso por, pelo menos, 30 ml e se comprometa a beber toda esta água de maneira fracionada, a fim de que seu corpo funcione da melhor maneira possível.

Aliás, acho bom ressaltar aqui quando falta água no nosso organismo, o corpo começa rapidamente a se desidratar até um ponto em que haverá redução do volume de água circulante, queda de pressão arterial, redução do bombeamento do sangue no cérebro e aumento na concentração de sódio.

Pra finalizar, deixo pra vocês uma dica simples para ajudá-los a beberem a água necessária para deixar tudo funcionando direitinho. No exemplo (da foto ao lado), a pessoa marcou horários na própria garrafa para facilitar a tarefa de beber água na medida certa.

Grande abraço e até a próxima!

1 comentários:

Anônimo disse...

Muito Bom! ! ! A minha nutricionista havia dito para eu beber de 2 a 3 litros de agua. Eu sabia que nunca ia conseguir fazer isso O.o eu peso 50.kg!!! Então acabei vendo na tv q uma pessoa que pesa 50kg deve beber 1.500! Eu pensei na mesma hora que era obvioo~ XD Acho legal vc passar isso adiante pois até os profissionais erram!
Parabéns~

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