Pages

Subscribe Twitter

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

A difícil arte de retirar as lentes de contato

Oi amigos!

Não sei quantos sabem, mas tenho uma miopia que me obriga a usar lentes corretivas. Começou com meio grau e agora já são três vezes mais.

Num primeiro momento, fiquei feliz da vida porque tinha o sonho de usar óculos. Mas, depois de algum tempo, começou a ser muito chato. Não consigo comer se estiver usando óculos... daí já causa um transtorno... óculos em cima da mesa me irrita... enfim...

Colocar grau no óculos de sol também é muito caro. Principalmente, porque nós mulheres gostamos de ter vários modelos... e daí, já viu... não tem como colocar grau em todos.

Finalmente, decidi tentar usar lentes de contato. Fiz o teste lá no médico e, à princípio, tudo certo! Até porque foi a auxiliar do médico que colocou e tirou. Uma moleza!!!!

Comprei duas caixinhas de lentes descartáveis (cada uma com seis lentes, que devem ser trocadas a cada dois meses) e fui para casa feliz da vida. Foi um pouco difícil colocar as lentes pela primeira vez... mas, tudo bem! Acho que é assim mesmo. Nas próximas será tudo mais fácil (e tem sido mesmo!).

No entanto, mal eu sabia da batalha que vinha pela frente: a difícil arte de retirar as lentes de contato. Gente... vocês não fazem ideia da dificuldade que enfrentei para tirar essas lentes. Gastei quase o frasco inteiro de colírio, quase furei o olho de tanto tentar tirar a lente, chorei, resmunguei, xinguei... fui na casa da minha sogra (que tem uma enorme facilidade em usar lente) pra ver se ela me ajudava... e nada! Finalmente, depois de umas duas horas nessa guerra, consegui tirar as tais lentes. E olha que essa minha experiência nem foi tão traumática. Tem um primo do meu marido que precisou ir ao hospital para ter as lentes retiradas. Pensa?!

Usei as lentes mais algumas vezes, mas o sofrimento para tirá-las continuava muito grande. Resultado: desisti delas e deixei todas vencerem sem nunca terem sido usadas.

Há algumas semanas, uns dois anos depois desta triste experiência, ganhei alguns óculos de sol novos e fiquei inconformada de não poder usá-los com a frequência que eu gostaria.  No trânsito, não tem como ficar sem grau por uma questão de segurança pública. Além disso, pra passear, já estava pagando alguns micos e ignorando algumas pessoas, por simplesmente não enxergá-las. Ou melhor, enxergá-las como se fossem apenas um vulto e não reconhecê-las. Resultado: voltei ao médico para conferir o meu grau e dizer que gostaria de voltar a usar lente.

Comprei as lentes, mas já estava ansiosa pra ver como seria o momento da retirada. O marido de uma prima já tinha me orientado a pingar duas gotinhas de colírio dez a 15 minutos antes de tentar tirar. Antes, eu pingava o colírio e já queria tirar as lentes, mas elas estavam grudadas de um jeito, que nem se mexiam. Porém, quando a gente tem paciência, percebe-se claramente que elas ficam bem soltinhas no globo ocular.

Talvez você já soubesse disso, mas agora quero ensinar o pulo do gato que, ninguém, até hoje, tinha me explicado e que tem sido um alívio na hora de tirar as bonitinhas. O negócio é tocar nas lentes e movê-las  com extrema delicadeza. Nada de força bruta. Eu pelo menos, colocava tanta força nesse momento, que chegava a irritar o globo ocular. A impressão que dava é que, quanto mais eu tentava tirar, pressionava mais a lente no globo ocular e sua retirada ficava mais difícil.

Assim... agora pingo o colírio, espero os dez minutinhos, abro bem o olho, seguro as pálpebras e, com muita delicadeza, arrasto cada lente para um canto (ela "amassa"  um pouco) e aí sim, consigo pinçá-la com os dedos na primeira tentativa. Ufa!!! Simples assim!

Fiquei tão feliz que resolvi compartilhar com vocês!

Gente... se tem alguém que, como eu, tem dificuldade para tirar as lentes de contato, faça esta tentativa. Tenho certeza que irá te ajudar. Porém, se ainda assim, você se sentir desconfortável e as lentes causarem mais sofrimento e irritação do que benefício, talvez seja o caso de você voltar para o óculos ou, quem sabe, dependendo da deficiência, apelar para a cirurgia corretiva.

Segue abaixo um vídeo legalzinho, que mostra como colocar e tirar as lentes. Acrescente apenas a minha dica grifada acima para ter mais sucesso. Além disso, é importante estar atento quanto à necessidade da limpeza e manutenção das lentes.
Por hoje é só... Grande abraço!

14 comentários:

Julia Marcondes disse...

vou tentar isso hoje!!!!

estou usando lentes tem 3 dias e é um sofrimento tirar isso dos olhos.
nesse momento eu estou sem pq fiquei com dor no olho...rssss

Anônimo disse...

Oi Elen,

Sabe que uso lentes já faz um tempo e tive vários problemas com elas, mas meu caso é como o teu, achava o maximo usar oculos mas agora nao suporto...mesmo estou me tratando de uma conjuntivite alergica e não pude usar lentes por um bom tempo, estou me readaptando a elas. As vezes elas grudam no meu olho tb, e uma tristeza tentar tirar, meu olho fica todo vermelho por me acabo machucando. Vou tentar a tua dica.
Abraos, Nenci

Mrs Halloween disse...

Nossa, MUITO OBRIGADA!!! Me ajudou horrores, serio!!! Tava um perrengue pra conseguir tirar as lentes do meu olho, tava ficando desesperada ja... A sua dica me salvou! Muito obrigada mesmoo :))

Anônimo disse...

Nossa,,, estou aqui com meus olhos ardendo, passei quase uma hora tentando tirar a danadinha, pensei até em pegar um garfo kkkk (brincadeira)... detalhe: hoje é meu primeiro dia com elas. Espero que amanhã seja mais fácil pois será a primeira vez que colocarei sozinho. Markosmss

Bruna Cerny disse...

Oii, eu fui no Oculista e fiz o maior escandalo lá, minha mãe ficou até com vergonha, pois eu não estava conseguindo retirar as lentes sendo que foi minha primeira vez. Eu ficava nervosa, começava a suar e toda hora saia lagrimas..
Acho que assim é muito mais fácil (:
Vou tentar, Obrigada!

Anônimo disse...

estou com muita duvida , fiz o teste hoje e sofri um pouco , mas mesmo assim acho que vou arriscar , obrigado pela dica .

Paulo

Anônimo disse...

Eu já tentei usar lentes á uns 4 anos atrás e desisti por conta de no primeiro dia usando sozinha também não conseguí retirar as lentes, tive que ir no oftalmo para retirá-las e fiquei traumatizada. O óculos me irrita muito e já está ficando bem difícil ficar sem eles...Irei no oftalmo hoje e acho que tentarei mais uma vez utilizando suas dicas e seja lá o que Deus quizer..

Anônimo disse...

Acho q na primeira semana é mais difícil, para mulheres com unhas compridas é bem pior! Mas eu boto e retiro minhas lentes em questão de 1 segundo e apenas com uma mão! Acho que depende mais da adaptação!

izabella paz disse...

eu só tenho a lamentar. :p comprei a lente ontem, fiquei linda e maravailhosa ate a hora de eu chegar em casa e começar a tirar (tentar) passei duas horas espetando os olhos, uma amostra grátis do espeto do inferno. depois eu consegui tirar , acho que cortei os dois olhos, bem, mas o pior ainda estava por vir: colocar de volta! eu não sei colocar essa peste. E me esforcei, dou a minha palavra que tentei, até suei por duas horas presa no banheiro e ela caiu varias vezes da minha mão. nem chegou perto do olho e quando chegava amassava, e olha que meu olho nem é de pitomba. Enfim, até hoje eu não sei se vou conseguir colocar algum dia, mas não vou desistir. ainda tenho 2 meses de garantia pela frente.

Anônimo disse...

Eu tambem desisti várias vezes, achei inclusive que seria a marca da lente. Confesso que no começo conseguia tirar com mais facilidade, fazem dois dias que falei que nunca mais usaria esta "porcaria" mas agora lendo oque foi colocado aqui, me animei e vou tentar de novo.

Anônimo disse...

Tô ficando loucas nao ssaiii aaafff.... depois de ler td isso vou tentar de novo...

Anônimo disse...

Amei esse texto! :)
Mto obrigada!!!
Deu super certo!!! Hj eu passei o dia no estresse já me preparando para a hora de tirar a lente, que é super demorado e sofridoooo(foi assim no consultório) e hj seria o primeiro dia que eu tiraria sozinha e para minha surpresa....
em minutos problema resolvido rs
Como é bom poder compartilhar descobertas novas com os outros. Farei o mesmo!!! Bjs Eliane

Diego DUARTE BRITO disse...

Puxa vida! Achei que só eu passava por isso. Estou na segunda vez de uso. Tudo maravilhoso. Mas a retirada... A primeira vez tirei na "amarra", na segunda não consegui. Usei até ventosa e nada. Nesse nomento estou a 30 horas sem retirar. Sem irritações, mas só esperando chegar em casa pra tentar como ensinou. Muito Obrigado pela dica. Espero que agora dê certo...

Ana Luzzi Designer disse...

Ótima dica!! Valeu!!

Postar um comentário