Pages

Subscribe Twitter

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Bolo de Laranja com Gotas de Chocolate


Olá!

Essa é mais uma das delícias que aprendi com a minha mãe. Infelizmente, ainda não tirei nenhuma foto decente desse bolo. (Deve ser pq é tão bom que o bolo acaba antes de eu pensar em tirar foto... hehehehe) Por isso tive que usar essa imagem ilustrativa (do Google) que não mostra tão bem como fica esta maravilha. Mas dá para ir tendo uma ideia ;)

Além de ser muito gostoso, a melhor parte é que ele é muito fácil de fazer e sempre dá certo. E olha que eu tenho a mão ruim para bolo. Mas esse aqui, não tem erro. Pode acreditar!

Ingredientes:
- 2 ovos
- 3/4 copo óleo
- 1 laranja inteira (com casca, sem semente - cortada em quatro)
- 1 e 1/2 de açúcar
- 2 copos de trigo
- 1 colher de sopa de fermento

Modo de Fazer:
- Bater no liquidificador os ovos, óleo e laranja (até triturar bem a laranja);
- Acrescentar o açucar e continuar batendo;
- Acrescentar o trigo  e continuar batendo;
- Em um outro recipiente, colocar a massa e misturar o fermento com uma colher;
- Acrescentar 1 copo de gotas de chocolate ou raspas de chocolate e misturar com a colher;
- Colocar em uma forma untada e pôr para assar no forno pré-aquecido (temperatura média-baixa).
- O tempo eu não sei exatamente, mas geralmente é no mínimo 30 minutos.

Dica: Para as gotas de chocolate não descerem todas para o fundo da forma é legar passá-las na farinha. É pouca farinha. Somente o suficiente para deixar as gotas meio esbranquiçadas. Para tirar o excesso de farinha nas gotas uma boa dica é colocá-las em uma peneira.

Ah!!!! Vc pode fazer uma cobertura de chocolate derretido (ao leite ou meio amargo) ou akele mingau de suco de laranja. Eu prefiro o mingau. É só vc ferver um copo de suco de laranja e engrossá-lo com maizena. Se achar necessário pode adoçar um pouco. Daí vc joga em cima do bolo e quando ele esfriar fica tipo uma gelatina. MUITO bom!

A delícia dessa receita é o contraste entre o leve amarguinho/azedinho da massa (casca da laranja) e o docinho das gotas de chocolate. Hummmm. #adoro!

Outra dica: Ao invés de fazer na forma padrão de uma receita de bolo (retangular, redonda, redonda com furo), fica bem legal fazer naquelas forminhas de moffys ou cupcakes (foto). Fica bem bonitinho e dá até para dar de presente ou dar para a criançada levar de lanchinho na escola ;)

Por hoje é só. Grande abraço e até a próxima!

0 comentários:

Postar um comentário