Pages

Subscribe Twitter

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Hábitos letais aos eletrônicos

A gente pode não saber, mas alguns dos nossos hábitos podem estragar o nosso aparelho eletrônico. Manias como a de usar o notebook no colo, levá-lo para o banheiro ou até mesmo usar capas impróprias podem danificá-los de maneira permanente. Confira aqui quais são os hábitos mais prejudiciais:

1. Beber perto do aparelho: Por mais cuidadoso que você seja, beber perto do computador nunca é uma boa pedida. O líquido pode ser derramado e danificar o aparelho. De acordo com Gabriel Waitmann, da JSL Informática, boa parte dos aparelhos eletrônicos que chegam para manutenção na sua loja estão molhados por causa de acidentes.

2. Levar o aparelho para um lugar úmido: O banheiro não é o melhor lugar para se usar o seu aparelho eletrônico. Segundo o professor da Poli-USP, João Antônio Zuffo, os ambientes úmidos podem estragar o eletrônico. Ambientes de praia e piscina também não são muito bons para se levar aparelhos eletrônicos. Waitmann comenta que uma capa pode proteger bem os tablets e celulares da umidade e da areia, mas que é melhor deixar o notebook de lado.

3. Colocar o notebook no colo ou na cama: Hábito muito comum entre os donos de notebook, colocar o aparelho no colo pode ser bastante danoso. Quando fica em cima de um tecido, o aparelho tende a superaquecer. "O aquecimento danifica muito mais a bateria e os componentes eletrônicos que qualquer outra coisa", afirma Waitmann. Quando colocado sob o tecido da roupa ou do lençol, a parte de trás do notebook não "respira" o que leva a bateria e o processador a esquentarem, explica Waitmann.

4. Fumar perto do aparelho: Fumar não é só prejudicial à saúde do fumante, como também à do seu aparelho eletrônico. Segundo Nestor Oliveira, coordenador de Hardware da Impacta Certificação e Treinamento, o computador "suga" a fumaça do cigarro.Oliveira afirma que a nicotina impregna dentro dos computadores e notebooks. "Já abri computador que estava amarelado e engordurado por causa da nicotina", conta Oliveira.

5. Deixar o aparelho dentro do carro: Dentro do carro desligado, a temperatura pode ficar bastante alta. Por isso, pode ser perigoso para o aparelho. "Deixar dentro do carro, nem pensar. A melhor coisa é colocar debaixo do banco, de uma forma que não pegue de jeito nenhum a luz do sol direta", diz Waitmann. Até o hábito de deixar o GPS pendurado no vidro do carro pode ser ruim, uma vez que deixa o aparelho exposto ao sol.

6. Colocar capas "pirateadas" no smartphone: Usar capas "não autorizadas" nos smartphones pode impedir que estes esfriem normalmente, explica Waitmann. Quando não autorizadas, as capinhas podem ser feitas de um tipo de material que impede que o aparelho "respire" direito.

7. Não carregar a bateria por completo: Para melhorar a vida útil da bateria de seu aparelho, o melhor é não parar a recarga no meio. Segundo Waitmann as células da bateria podem ficar prejudicadas se não houver a recarga completa. Um outro hábito que pode fazer mal à bateria é o de deixar o celular sem carga por muitos dias. "A cada três ou quatro dias tem que carregar o aparelho", diz Waitmann.

Fonte: UOL Tecnologia

0 comentários:

Postar um comentário