Pages

Subscribe Twitter

quarta-feira, 28 de março de 2012

Xô Umidade!


Com essa queda de temperatura, não tinha como deixar de lembrar do inverno passado, que além de frio, foi muito úmido aqui em Santa Catarina. E, com certeza, muita gente sofreu para deixar seus guarda-roupas, armários e gavetas livres da umidade.

E como os produtos específicos para a retirada de umidade desses ambientes são muito caros e a gente sempre precisa ficar repondo e parece até que a gente está jogando dinheiro fora, hoje eu vou compartilhar com vocês umas dicas bem baratinhas, que irão dar um alívio para o seu bolsinho.

Para começar, é sempre bom lembrar de ventilar bem os ambientes. Abra portas e gavetas e deixe o ar de fora entrar e circular, especialmente, quando o sol estiver dando o ar da graça. Eu sei que, às vezes, as donas de casa, não gostam de deixar as portas dos armários abertas porque dão aquela impressão de casa mal organizada. Mas, separe um momento do dia para deixar o ar circular.

E vcs sabem que eu tive que aprender isso na marra, porque de onde eu vim, lá da capital do Mato Grosso do Sul, a umidade relativa do ar é extremamente baixa e eu nunca tinha visto uma roupa ou um sapato mofar.

Além do ar renovado, a dica é colocar saquinhos de tecido ou tule com giz escolar dentro dos guarda-roupas e gavetas. É isso mesmo! Giz escolar, desses que a gente encontra até nas lojas de 1,99.

Para dar o resultado esperado, antes de colocar o giz dentro saquinho, você deve “secá-lo” no microondas e, de tempos, em tempos, você repete a operação de secagem no microondas. A sugestão é fazer saquinhos que caibam de 4 a 5 unidades de giz.

Dependendo da umidade do local, você seca o giz a cada mês ou a cada 15 dias. O importante é ter vários saquinhos desses espalhados pelo armário.

Se você escolher utilizar um tecido 100% algodão para fazer o sachê, você nem precisa tirar o giz do saquinho para secar. Porém, se você usar um tecido sintético como TNT ou tule, é melhor secar o giz separadamente, porque senão, o tecido pode derreter.

Lembrando que se vc escolher o tule, tem que cuidar para não deixar sujar as roupas. Por isso, acho que o melhor é usar um tecido de algodão msm tipo chita, que além de não sujar, pode ir junto no microondas para secar.

O princípio desse recurso é o mesmo daqueles produtos que existem no mercado, que mudam de cor quando a umidade chega a um limite e você também precisa secar no microondas. Nos nossos saches aqui, o giz vai ir acumulando a umidade dentro dele e por isso, é necessário secar no microondas.

Tem gente que ainda gosta de incrementar esses sachês, colocando junto com o giz, cascas de laranja seca, canela em pau, cravo e pimenta do reino em grão. É uma idéia para você que gosta de aromatizar  o ambiente e espantar de quebra as traças.

Agora, se você é daqueles que gostam de ver pra crer. E prefere usar aqueles potinhos com cloreto de cálcio que juntam água na parte de baixo, nossa dica é, ao invés de sunstituí-los cada vez que a água atingir o nível máximo, você reaproveitar esses potes, eliminando a água e repondo apenas o pó (Cloreto de Cálcio).

Na internet, é possível encontrar essa substância por apenas R$ 13,00 o quilo. Enquanto, que cada potinho daqueles com 180g não sai por menos de R$ 6,00. Sendo que o cloreto de cálcio também pode ser encontrado em lojas especializadas para fabricação de produtos de limpeza e perfumaria.

Mas atenção: o Cloreto de Cálcio tem de ficar “suspenso” na embalagem, sem tocar o fundo, igual quando a gente compra o pote novinho no supermercado: o pó fica na metade de cima, enquanto a água será absorvida, passará pelo “filtro” e se depositará no fundo.

Sempre que preciso descarte a água e adicione mais Cloreto de Cálcio. Aquele filtro de papel original também pode ser substituído por um pedaço desses coadores de café de papel.

E atenção: Tanto o cloreto cálcio seco, como o líquido que se acumula no fundo do recipiente são tóxicos, mancham as roupas e podem estragar peças de couro... por isso, nada de deixar ao alcance das crianças e cuidado para não deixar o pote virar e esparramar o líquido no meio das suas roupas.

Um abraço e até a próxima!

2 comentários:

Raquel Bazi disse...

Bah, ótimas idéias... eu moro aqui no Rio Grande do Sul e sofro muito com isso, sem contar que tenho muitas alergias e acho que estas idéias vão me ajudar muuuito, vlw

Ellen Ramos Gonçalves disse...

Legal Raquel!Obrigada pelo carinho e pelas visitinhas constantes ;) Abraço!

Postar um comentário