Pages

Subscribe Twitter

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Sopa Paraguaia de novo!

Esse último post sobre coisas para fazer em Campo Grande/MS me deu uma fome danada. Tb não é para menos, quase só indiquei programas que envolviam a deliciosa culinária da região.

Por isso, hoje a tarde, não teve jeito. Tive q ir para a cozinha! Fui fazer Sopa Paraguaia, baseada na receita mais recente que a minha vó Helita me passou. Um tesouro que compartilho a seguir com vocês:

Ingredientes:
- 4 cebolas médias;
- 500g de farinha de milho em flocos (akela tipo biju amarela);
- 1 colher de sopa de sal (no entanto, é bom conferir se o queijo não é muito salgado ou completamente insosso. Dependendo disso, a quantidade de sal pode aumentar ou diminuir. Mas, em média, é uma colher);
- 1 xícara de óleo (esse óleo servirá para fritar a cebola. Eu resolvi diminuir um pouco a quantidade e achei que não alterou o resultado);
- 1 queijo de 800g (lá em Campo Grande, a gente usa o queijo caipira meia cura (queijo tipo minas, nem tão fresco, nem tão curado/seco - meia cura :). Mas, como aqui não tem, uso o queijo colonial mesmo. Altera um pouco o sabor, mas continua muito bom!)
- "quase" 2 litros de leite.

Modo de fazer:
Cortar a cebola. Fritar no óleo até dourar. Ralar o queijo (ralo grosso). Colocar em uma vasilha grande a farinha de milho com 1 litro de leite. Colocar a cebola frita junto com a farinha. Misturar os demais ingredientes. Ir acrescentando o outro litro de leite até a massa ficar com uma consistência tipo de bolo. Enquanto misturar, verificar se os flocos da farinha desmancharam bem. Colocar em uma forma grande untada com óleo. (Ou como eu não tenho forma grande, dividi em uma pequena, um marinex e uma forma de pão). Colocar no forno pré-aquecido, em temperatura média, e assar durante cerca de uma hora (ou até dourar por cima). Esperar esfriar um pouco para ficar mais fácil de cortar para servir.

Levei o marinex no trabalho do maridão, a pequena para minha sogrinha e a retangular maior fiz para saciar minha vontade...hehehe. Mas apesar do olho gordo, congelei a maior parte da minha para comer em outras ocasiões.

Ah! Só para constar: a receita rende tudo isso aí q aparece na foto. É MUITA "sopa"! Eu gosto de deixar ela mais "fininha" pq a parte q eu mais gosto são as casquinhas torradinhas =)

Esse prato é delicioso em qualquer época do ano, mas cai super bem na época das festas juninas! #ficaadica

É isso. Um abraço e até a próxima!

1 comentários:

Daniel Gonçalves disse...

Comi bem demais...eu recomendo!

Postar um comentário