Pages

Subscribe Twitter

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Coisas pra fazer em Campo Grande‏/MS

Olá!

Há algum tempo, recebi um e-mail de uma amiga pedindo algumas dicas sobre o que fazer em Campo Grande/MS, minha terra natal =) Ela ia passar alguns dias em Bonito e no Pantanal, mas também queria conhecer a capital SUL-mato-grossense.

Hoje, lembrei desse e-mail e pensei que as dicas poderiam servir para outros viajantes que estejam de passagem pela linda Cidade Morena. Por isso, aí vai!

Antes porém, observo que a maioria das minhas dicas tem a ver com comida... hehehehe... mas com certeza, valem MUITO a pena. Eu garanto! E o meu marido catarina não me deixa mentir ;)

Delícias do cerrado: É uma rede especializada em picolés e sorvetes de frutas da região e outros sabores exóticos. Uma delícia! Quem for, vai conhecer muitos sabores diferentes! Tem até picolé de queijo, q é MUITO bom por sinal! Em Campo Grande, existem dois endereços: R. Barão do Rio Branco, 1648, Centro ou Avenida Mato Grosso, 2308. Porém, para quem ficou curioso, pode pesquisar no site deles pois existem outras franquias espalhadas pelo Brasil. Aliás, parece que o nome vai mudar para "Sabores do Brasil".... hummmm!

Linguiça de Maracaju: Linguiça com 100% de carne bovina e muito bem temperada. Pra completar, as sobremesas q tem lá são muito gostosas tb, com o estilo regional. Esquina com a Eduardo Santos Pereira - Rua Espírito Santo, 1.443 . Porém, o restaurante só funciona na sexta a noite; no sábado no almoço e na janta; e no domingo na janta. Também dá saber mais no site www.linguicademaracaju.com.br

Sobá: Não tem como ir em Campo Grande, sem experimentar esta maravilha. Quem estiver em CG numa quarta-feira ou sábado a noite, pode ir na Feira Central q tem muitas opções. Se não, a melhor sobaria da cidade é o Sobá Shimada do Bairro Jardim Monte Líbano: R Antônio Corrêa 776 - Jardim Monte Líbano. Tem outro restaurante com esse nome em outra região da cidade, mas não vale a pena ir lá. (Pra quem tiver com muita fome, cai bem pedir um espetinho ;)

Feira Central: Além de dezenas de quiosques que vendem sobá, yakisoba e espetinho tem outras opções por lá. Pimentas mil, artesanatos e bugigangas do Paraguai. Rua: 14 de Julho, 3351

Parque das Nações Indígenas: Parque com muita natureza, reserva ecológica, pista para caminhada, lago e um lindo pôr-do-sol. Altos da Avenida Afonso  Pena.

CRAS: Junto da reserva ecológica do Parque das Nações Indígenas. Lá é o centro de reabilitação de animais silvestres e eles abrem alguns dias para visitação (terça a domingo). Tem  muita onça, macacos, tamanduás, papagaios e diversos animais do pantanal. Tem q agendar com antecedencia a visita: 3326 1370

UFMS: A Universidade Federal tb tem muita natureza. As coisas mais legais para conhecer são o Lago do Amor e o Estádio Morenão. No fim da tarde, centenas de garças voam para as árvores perto do lago, onde elas dormem. As capivaras circulam tranquilamente por todo campus e tb tem jacarés e cágados no lago.

Claro que existem muitos outros lugares para serem conhecidos e sabores para serem experimentados. Mas eu, como nativa, indico estes ;) Espero q gostem!

Ah! Falando em sabores, coisa boa q talvez vcs não façam nem ideia do q é, mas q é "baum dimais da conta", são os seguintes: sopa paraguaia (foto), chipa e tereré. Porém, o sucesso da sopa paraguaia e da chipa dependem muito da cozinheira e o tereré dos companheiros de roda.

A melhor sopa paraguaia de CG é a feita pela minha vó, mas é possível encontrar algumas boas opções em algumas lanchonetes. O q é sopa paraguaia? É uma espécie de bolo salgado feito com farinha de milho, cebola, leite e queijo que, em CG, em muitos lugares é vendido em pedaços como mais uma opção de salgado.

Chipa é um "tipo" de pão de queijo em forma de ferradura, mais muito mais gostoso e crocante. Antigamente, uma das minhas favoritas era uma vendida na Conveniências Salvador, localizada na Av. Calógeras, 1853, Centro. No Mercado Público, também era possível encontrar algumas bem saborosas. O importante é que ela seja bem "fresquinha", tipo recém-saída do forno.

Finalmente, tereré é erva mate um pouco mais grossa do que a do chimarrão e com água estupidamente gelada. É bem comum ver pessoas em roda na frente de casa, no trabalho, na faculdade, nos parques, passando uma guampa ou um copo com a bebida de boca em boca, tipo como fazem os bebedores de chimarrão. É uma ótima opção para espantar o calor q faz na cidade, mas é necessário cuidado na hora escolher a companhia. Afinal, todo mundo sabe das doenças que podem ser transmitidas com essa prática. Além disso, a cafeína presente na bebida não é aconselhável. Mas é uma tradição regional interessante.

Agora sim, me despeço...

Grande abraço e aproveitem a linda Cidade Morena!

Se vc ficou curioso para conhecer a Sopa Paraguaia e a Chipa, achei um vídeo bem legal q ensina a fazer as duas delícias ;) É só clicar aqui! (A receita da Sopa Paraguaia é um pouco diferente da da minha vó, mas tb deve ser muito boa =)

3 comentários:

Anônimo disse...

Obrigada pelas dicas, flor! Vou para Campo Grande dia 16 e vou conhecer tudo isso que indicou!
Beijos!
Silvia

Geisa disse...

Ellen, tudo bem?
Minha filha passou num concurso público e tomará posse em breve no TRT-MS. Poderia me dar alguma dica para acharmos um apartamento, um flat p, para ela morar. Gostaríamos que fosse num bairro próximo ao TRT e que fosse tb seguro e bom. O que vc nos recomenda?
Grata,
Geisa

Lety Moraes disse...

Estou me mudando para CG. Não falta passeios culturais, mas o grande problema é o entretenimento, no meu ponto de vista. No entanto, a qualidade de vida e a segurança compensam essa falha.

Postar um comentário