Pages

Subscribe Twitter

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Prós e contras do botox

A busca desenfreada por juventude e beleza tem levado muita gente a extremos nada saudáveis. Por outro lado, como condenar as atitudes dessas pessoas, se elas apenas cederam às cobranças que a sociedade tem imposto a todos nós?

Li uma matéria interessante do caderno Donna DC (do Diário Catarinense), que aborda a temática de um jeito bem interessante. Faz alertas quanto ao uso precoce da toxina botulímica, os exageros, as pressões e, sobretudo, tenta incutir conceitos de bom senso.
Espero que gostem também! Boa Leitura!

Nunca se discutiu tanto e tão abertamente os prós e contras do botox
Especialistas em estética e comportamento falam sobre os riscos do uso em excesso nos dias de hoje

Nunca se discutiu tanto e tão abertamente os prós e contras do uso da toxina botulínica para fins estéticos, recurso utilizado hoje até por adolescentes

Visto como um verdadeiro elixir contra as rugas, o botox tem provocado tanto interesse quanto preocupação, sobretudo devido ao uso precoce. Recentemente, houve uma reação em cadeia de médicos e cientistas à exibição de um vídeo em que Charice Pempengco, 18 anos, atriz do seriado Glee, aparece fazendo uma aplicação da toxina. A justificativa?

— Uma refrescada no visual.

Cresceu o número de adolescentes em busca do milagre que paralisa músculos. Segundo os dados da Sociedade Americana de Cirurgia Plástica, 12 mil doses do medicamento foram injetadas em americanos entre 13 e 19 anos, um número 2% maior do que em 2008. No Reino Unido, a classe médica divulgou um manifesto chamado Teen Toxing, lembrando aos adolescentes que a toxina não impede o envelhecimento natural. O cirurgião plástico Ruben Penteado, diretor do Centro de Medicina Integrada, alerta que o botox em adolescentes em casos apenas estéticos pode provocar a paralisia dos nervos faciais, além de interferir na mastigação, na fala e no sorriso.

O uso precoce da toxina botulínica não é o único exagero que permeia a relação das pessoas com os procedimentos antienvelhecimento. Para especialistas, o equilíbrio e o bom-senso devem prevalecer. Nessa luta contra a passagem do tempo, destacam-se também os tratamentos não cirúrgicos, que respondem por 85% dos 10 milhões de procedimentos realizados em 2009, segundo dados da Sociedade Americana de Cirurgia Plástica. Entre eles, está a toxina botulínica. Para se ter uma ideia da procura, foram 2,5 milhões de aplicações em um ano

Como todo e qualquer movimento cultural, o apelo da juventude eterna ganhou uma contracorrente. O estilista Tom Ford fez seu protesto ao colocar dois idosos protagonizando beijos quentes em um editorial de moda da Vogue Paris, no último mês de dezembro.

— Estou cansado da rejeição cultural à velhice e do estigma relacionado a rugas e cabelos brancos. Para este ensaio, eu imaginei um homem e uma mulher que estão juntos há muito tempo, fiéis um ao outro e sempre incandescentes de desejo — disse à publicação.

Em outra revista badalada, a alemã Madame, quem estampou a capa foi Carmem Dell'Orifice, nascida em 1931 e uma das principais modelos da década de 1950. Hoje, com rugas e cabelos brancos e volumosos, fez bonito entre editoriais de meninas jovens e esqueléticas. São ambas iniciativas importantes, mesmo que pontuais, no mundo da moda.

Na mesma linha, uma série de atrizes também vem rejeitando a ideia de ter um rosto sem rugas e sem expressões.

Sophia Loren, 75, garante nunca ter se entregado ao botox.

— Eu não acredito em procedimentos porque, depois, todas parecem iguais — disse.

Outro ícone do cinema, a atriz Julia Roberts também torce o nariz para o rejuvenescimento:

Eu quero que meus filhos saibam quando estou chateada, feliz e quando estou confusa. Seu rosto conta uma história e não pode ser a história da sua ida ao consultório médico — afirmou em recente entrevista.

No universo de críticas à estética do botox, poucos sabem que os preenchimentos surgem como os verdadeiros vilões de casos famosos de exagero, como o da estilista Donatella Versace — provável portadora de dismorfofobia, quadro psiquiátrico em que a pessoa tem uma autoimagem deturpada e, por isso, abusa dos procedimentos estéticos a fim de corrigir tais imperfeições.

— O rejuvenescimento é feito com uma série de procedimentos. Mas as pessoas teimam em associar o uso da toxina botulínica com esses deslizes estéticos que vemos na mídia. Na minha avaliação, os problemas maiores estão com os preenchimentos malfeitos — explica a dermatologista Bogdana Victória Kadunc. — As técnicas de rejuvenescimento são amplas, e o uso isolado da toxina pode ser bom para um grupo determinado de pacientes.

Em um grupo específico, em que predominam as rugas dinâmicas na face, provocadas pela musculatura da mímica (as expressões), os benefícios das aplicações da toxina botulínica são muitos. Em geral, os efeitos duram de quatro a cinco meses. Ou seja: se a paciente não ficou satisfeita com os resultados, pode simplesmente não repetir as aplicações. Já no caso dos preenchimentos, o uso é muito mais perigoso.

— Boa parte dos preenchedores usados são definitivos. Logo, se o resultado não for bom, o paciente não terá alternativas. Porém, já existem no mercado preenchedores de longa duração, que são mais seguros e não são definitivos — indica a médica.

Para o doutor em cirurgia plástica Maurício de Maio, o botox, além de eliminar a ruga, pode desacelerar o processo de envelhecimento.

— Existe uma pressão violenta para você ser sempre jovem. Tanto no meio afetivo quanto no profissional. Se você aparece em uma entrevista de emprego com rugas ou bolsa sob os olhos, vai parecer uma pessoa cansada, sem energia. Por isso, essa preocupação em se contemporizar. E o melhor é que, diferentemente da cirurgia plástica, o botox é acessível — justifica o cirurgião.

O paciente ideal
Os homens também são adeptos das aplicações de botox. E pasmem: para a classe médica, eles são os pacientes ideais.

— Os homens vêm aqui com muita objetividade, sem insegurança. Querem uma melhora tênue, de 60%. Enquanto as mulheres querem uma melhora de 110%. Claro que a cobrança para um homem não ter rugas é bem menor. Então, é mais fácil conseguir um bom resultado com o sexo masculino, uma vez que o uso é mais contido — afirma o cirurgião plástico Maurício de Maio.

Excesso condenado
Afinal, a sociedade aprova o visual esticado tão procurado pelas mulheres que ultrapassam a casa dos 40? Ou seria um rosto marcado pelo tempo mais benquisto pelo senso comum? Para a presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Bogdana Victória Kadunc, o rejuvenescimento que deforma a fisionomia original da pessoa é totalmente condenado pela sociedade.

— Esse excesso está em queda, pois todos já perceberam que ele causa muito mais pavor do que atração. Esses abusos são antiestéticos. Porque tudo que vai contra a natureza é feio. Ter 70 anos e querer parecer uma mulher de 40 não fica natural, nem com o melhor dos especialistas — pondera.

Para o teatrólogo André Amaro, a cultura antienvelhecimento ganhou o botox como um remédio paliativo, que disfarça, mas não resolve os problemas que a pessoa tem de enfrentar com a proximidade da velhice.

— Ninguém rejuvenesce com botox. Acho até que fica todo mundo tão igual, que você não sabe dizer se a pessoa tem 50 ou 80 anos. A juventude que vem de dentro, que emana da pessoa, é a que faz diferença. Só assim ela não passa essa impressão do velho, do antigo. Acho que o botox enrijece até a alma. Essa necessidade de se encaixar no padrão ideal para ser aceito é uma bobagem. Fico espantado com a ousadia, ou a ingenuidade, que muitas atrizes têm ao achar que a cara esticada vai passar despercebida, vai parecer natural — provoca.

O exemplo popular de exagero é a cultuada atriz Nicole Kidman, 43 anos, citada espontaneamente por quase todos os entrevistados desta reportagem como um exemplo ruim do uso de procedimentos estéticos rejuvenescedores. A beleza que a tornou musa anos atrás, hoje virou motivo de chacota - na internet, seu apelido virou mulher-morcego. Nicole, que admitiu o uso da toxina botulínica e de outros tratamentos, afirmou para uma publicação alemã não ter gostado dos resultados.

— Não acho o rosto de uma atriz com rugas menos bonito do que o de outra atriz cheia de tratamentos de beleza. Pelo contrário. Acho que o natural é sempre mais desejável — diz a psicóloga Rachel Moreno.

Na contramão, celebridades belas que fizeram o bom uso da toxina botulínica não têm do que reclamar. Sharon Stone é adepta confessa do botox — mas com moderação —, e continua bonita e com poucas rugas. Assim como Maitê Proença, que já admitiu ter feito algumas aplicações.

— Eu amo minhas rugas. Elas me trazem dignidade. Mostram a mulher que eu sou, a minha história. Nunca fiz plástica. Só umas coisinhas leves, mas já saiu tudo — garante Maitê.

A explicação para celebridades que passaram pelo mesmo procedimento estético terem resultados tão diferentes é simples.

— O botox, se bem usado, pode trazer resultados incríveis. Mas aí eu pergunto: todo arquiteto tem bom gosto? Nem sempre. Da mesma forma, nem todos os médicos autorizados a lidar com esses procedimentos têm bom gosto para deixar a aparência do paciente harmônica — alerta o cirurgião plástico Maurício de Maio, doutor pela Universidade de São Paulo e consultor internacional sobre toxina botulínica.

Segundo ele, o botox necessita de uma dosagem muito precisa, pequena e específica, além de um profundo conhecimento da musculatura do rosto. A dermatologista Bogdana Victória Kadunc vai além:

— Muitas vezes, essa falta de limite parte do paciente. Bato sempre na tecla do bom senso. Por parte do médico e do paciente.

Existem indícios de que o tratamento pode causar dependência. Estudos apresentados pela Associação de Cirurgiões Plásticos de Estética, na Grã-Bretanha, concluíram que 40% dos pacientes que usaram o botox para fins estéticos apresentaram comportamento compulsivo para repetir o tratamento. Outra pesquisa, da London Plastic Surgery Associates e da Enfermaria Real de Derbyshire, apontou resultados idênticos: 40% dos pacientes pesquisados disseram ter vontade compulsiva de repetir as aplicações da toxina, e 50% afirmaram que não apenas aparentam estar mais jovens com o botox, como também se sentem mais jovens.

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Chá-de-Panela sem mico

Gente... preciso confessar um segredinho... Eu tinha tanto receio das brincadeiras "usuais" dos Chás-de-Panela que decidi pular fora desta tradição.

Eu sei que tem gente que gosta, mas eu, pessoalmente, sou totalmente contra essas brincadeiras que ridicularizam as pessoas. Acho terrível essa história de obrigar a noiva a sair -com uma roupa ridícula, sutiã por cima da camiseta, dente pintado de preto, rosto cheio de trigo e batom, cabelo molhado de tinta e cheirando a ovo - para pedir esmola na rua.

Definitivamente, acho que isso não tem nada a ver com o momento mágico que é o casamento.

Porém, finalmente, descobri que é possível fazer uma festinha bem legal de confraternização com as amigas e ganhar, além dos presentinhos, muitas recordações legais!

Pra começar... uma ideia da minha amiga noiva (que também não gosta de pagar mico), mudar o nome de Chá-de-Panela para Chá-da-Noiva. Afinal, a noiva é que deve ser a estrela desta festa. Não tenho nada contra as panelas, pelo contrário, adoro cozinhar e cuidar da casa nas horas vagas. Mas achei bem legal a ideia do nome "Chá-da-Noiva"!

Agora vem a parte mais legal: as brincadeiras sem mico =)

Álbum de FotosPeça para que cada convidada leve uma foto dela com a noiva. Compre um belo álbum de fotos e peça para que cada convidada cole a foto dentro e escreva a história por trás dessa foto. Com certeza o álbum completo será um dos presentes mais valiosos da noiva.

Primeiro livro de receitas
Providencie um fichário pequeno com um bloco de folhas. Junto com a entrega do convite, entregue uma folha do fichário para que a convidada escreva uma receita. No dia do Chá de Cozinha, as receitas serão reunidas no fichário.

Receita do Casamento Perfeito
Dê a cada convidada cartões de receita e peça para que escrevam a receita de um casamento perfeito. Mais tarde, dê os cartões para a noiva, peça para que ela os leia em voz alta e adivinhe quem escreveu.

Amizade e Carinho
Passe um carretel de barbante pelas amigas presentes. Cada uma corta um pedaço, do tamanho que quiser. Depois que todas tiverem cortado, vem a explicação. Elas devem ir enrolando o barbante no dedo, e ao mesmo tempo ir falando para a Noiva como a conheceu, o que acha dela, o que sente por ela, o que deseja para o futuro, etc. Tem que falar até terminar de enrolar o barbante no dedo.

Brincadeira do Bilhete
Uma alternativa para a clássica do "adivinhar o presente"... Cada pessoa escreve um bilhete no presente sem se identificar. A noiva tem que adivinhar de quem ganhou de acordo com as dicas. Se errar, aiaiai.... pode até levar um castigo, mas nada de exageros. (No final, tenho algumas sugestões de prendas que não afetam a imagem ;)

EstilistasDivida as convidadas em 3 grupos e dê a elas matéria prima para criar um look de noiva (papel higiênico, crepom, tnt, maquiagem, flores artificiais, fita crepe, tiaras, máscara de carnaval, etc). As equipes terão 20 minutos para criar um vestido. Haverá um desfile e a noiva será a jurada. A melhor equipe receberá um brinde.

Bingo das BolsasCada convidada coloca a bolsa em sua frente enquanto alguém lê uma lista de coisas que podem ser achadas dentro de uma bolsa feminina. Quem tirar o item de sua bolsa primeiro ganha um prêmio (alternativamente, quem não tirar paga uma prenda). Comece a lista com itens normais como batom ou escova, e coloque itens bem diferentes no final, como uma agulha ou escova de dentes.

Contando a história do casal
A organizadora escreve uma palavra em vários papéis dobrados numa caixa. Conforme ela for passando esses papéis no círculo de convidadas, a noiva deverá ir contando a história do relacionamento dela com o noivo. Por exemplo, nos papéis pode estar escrito: encontro, romance, beijo, eu, ele, nós, amor, telefone, casa, amigos, família, churrasco, viagem, noite de núpcias, etc, e então a noiva vai contando a história do jeito dela pra todos ouvirem.

Entrevista sobre o Noivo
Faça uma lista com perguntas sobre o Noivo, para ver se a Noiva o conhece bem.
Exemplos: aniversário da sogra? Qual a cor preferida? Dia do primeiro beijo? Comida preferida? Etc. Pesquise as respostas com o Noivo com antecedência. Na hora da brincadeira, se faz 1 pergunta por vez, e ela responde, na tentativa de acertar, se errar paga uma prenda.

Perguntinhas sobre a Noiva
Essa também é bem legal! Faça uma lista de perguntas sobre a noiva, para ver se as convidadas a conhecem bem. Tipo assim: Qual o apelido de criança? Alguma arte da infância? Idade do primeiro beijo? Pesquise as respostas com a noiva antes e invente alternativas. Na hora da brincadeira, a convidada que errar coloca um acessório engraçado e pousa para foto. Quem acertar, ganha um brinde e também pousa para foto.

Dança com balões
Bexigas amarradas nos pés... com uma música o objetivo é estourar os balões das outras convidadas. Ganha quem termina com a bexiga nos pés. A mulherada vai rir muito!

Darçar conforme a música
Essa eu testei e aprovei em um Chá de uma grande amiga. Ela contratou uma equipe de animação de festas que era cheia dos acessórios. Enquanto a noiva estava vendada, as organizadoras escolhiam um grupo de 5 convidadas e faziam a entrega dos presentes (naquele velho método da adivinhação). Depois de revelados os presentes e as convidadas, vinha a parte mais legal. Elas entregavam acessórios que tinham a ver com o ritmo da música que tocaria a seguir para a noiva e para as 5 convidadas. Daí, as 6 tinham que mexer o esqueleto. Tipo assim: touquinhas da Jamaica com dreadlocks para reggae; echarpes e lenços para música árabe; chapéu de cowboy para música sertaneja; etc. Gente... foi muito divertido! E eu achei super legal a ideia de pagar um "miquinho" junto com a noiva. Aliás, nem foi um mico porque todo mundo teve que passar pela experiência. Foi divertido MESMO! Tinha até máquina de fumaça e as gargalhadas eram demais!

A maioria das brincadeiras que eu listei nesse post não precisa de prenda. Porém, se você achar que deve (que a noiva vai se divertir também), segue uma listinha de prendas que não ferem a imagem e a moral de ninguém (NADA de caneta amarrada na cintura pra descer na boca da garrafa).


Sugestão de prendas para a noiva ou amigas (sem mico):
* Segurar um ovo até o final do chá de panela sem quebrar (faça uma carinha no ovo com uma canetinha e lhe dê um nome);
* Cantar uma música em inglês;
* Fazer uma declaração de amor ao noivo, usando objetos que serão mostrados em seqüência pela organizadora (nada de coisa indecente, please!);
* Imitar alguma pessoa famosa ou interpretar alguma frase famosa de um filme;
* Dublar alguma música com uma vassoura como microfone;
* Prender o cabelo de um jeito engraçado, mas sem sujar;
* Declamar poesia, contar piada;

* Usar algum acessório diferente (peruca colorida, óculos de plástico, coroa de princesa, chapéu diferente, etc).

Sugestão de brindes: pacotinhos com bis ou balinhas, M&Ms, sabonetinhos, bichinhos de pelúcia, imã de geladeira, bombons, caderninhos de anotação, lápis ou canetas enfeitados, vasinhos de kalanchoe, sementinhas de amor-perfeito, etc.

Questionário para Chás e Aniversário

Oi gente!

No ritmo do post anterior, segue um modelo de questionário que pode ser personalizado para a noiva (ou aniversariante) e questionado para as convidadas do Chá-de-Noiva, Chá-de-Panelas, Chá-de-Cozinha, Chá-de-Lingerie (ou até aniversário). Se o evento for Chá-de-Bebê, precisa personalizar as perguntas para o tema ;)

Ideia de uma grande amiga minha que fez algo assim no Chá-de-Lingerie, depois no Chá-de-Bebê e depois adaptou para a comemoração do meu Niver "só para mulheres". Foi bem legal! As meninas se divertiram e conheceram um pouquinho mais sobre mim =)

Ah! Quem acertava, ganhava um vasinho de flores e quem errava, colocava um acessório engraçado. E todo mundo tirava foto comigo =) Foi MARA!

1. O primeiro beijo da ______________ foi:
a) Aos 18 anos
b) Aos 12
c) Aos 14
d) Aos 6 (Animadinha heim)

2. Na escola, a ______________ sempre foi uma aluna:
a) Super Nerd. Só tirava dez!
b) “Geralmente” tímida e dedicada nos estudos.
c) Ausente. Ele ainda pretende aprender a tabuada e se formar no ginásio.
d) Sapeca que vivia de recuperação.

3. Na escola, qual o esporte que a ______________ mais praticava:
a) Volei
b) Um livro
c) Basketball
d) Fugia da aula de educação física

4. Quando criança, a menina ______________ sonhava em ser:
a) Professora
b) Radialista
c) Médica
d) Astronauta

5. A música que marcou a adolescência da ______________ foi:
a) Faroeste Caboclo - Legião Urbana
b) Catedral – Zélia Duncan
c) Qualquer uma do Skank
d) Temporal – Leandro e Leonardo
e) Nenhum, ela só pensava no livro da pergunta 3

6. Todos nós temos manias... e a nossa amiga também tem as dela.... a mania mais diferente da ______________ é:
a) Entrar e sair de casa com o pé direito
b) Abrir a geladeira pra pensar
c) Roer as unhas do pé
d) Conversar com o espelho

7. Todas sabemos que nossa amiga é boa de garfo... Já faz algum tempo que ela está viciada em um prato, que para ela é o mais apetitoso do mundo... O prato é:
a) Qualquer tipo de pizza
b) Frango Xadrez do China In Box
c) Lingüiça de Maracaju
d) Batata Recheada da Rosted Potato
e) Glúten vegetal da Superbom (Que mais gosto)

8. Quanto tempo durou o pré-casamento (namoro-noivado)?
a) 2 anos
b) 2 anos e 4 meses
c) 1 ano e meio
d) 1 ano e 9 meses

9. Quantos bebês o casal ______________ pretende ter e quais os nomes já escolhidos?
a) Um. Fulano Filho.
b) Dois. Fulano e Sofia.
c) Dois. Júlia e Felipe.
d) Três. Ainda sem nomes definidos.
e) Um. Fulano _____________ (Avô Parterno) ____________ (Avô Materno) ____________ (Sobrenome da ______________) _____________ (Sobrenome do pai) Junior.

10. Qual a primeira receitinha que a menina ______________ aprendeu a fazer?
a) Bolo de Cenoura
b) Biscoitinhos de aveia
c) Brigadeiro
d) Pipoca de microondas

11. Quando pensa em férias perfeitas, qual o lugar que vem na mente da nossa amiga?
a) Qualquer lugar com muita neve e estações de esqui
b) São Miguel
c) Cruzeiro em transatlântico
d) Ilhas Maldivas no Oceano Índico
e) Uma biblioteca, já que essa menina só pensa em livro

12. Arco Íris no céu e no guarda roupa da nossa amiga? Qual o tom preferido?
a) Branco básico
b) Roxo e seus derivados
c) Laranja
d) Azul
e) Preto Dark

13. Ultimamente, qual tem sido o motivo de mau humor de nossa amiga?
a) Dormir pouco
b) O excesso de organização do ____________
c) Celular fora de área
d) Excesso de trabalho
e) Se reunir com as amigas (Brincadeirinha!)

14. Qual seu atual sonho de consumo?
a) Celular novo
b) Bota da Arezzo
c) Novo Uno. Novo Tudo.
d) Tênis Nike shox
e) Assistir um show do tosco do Fiuk

15. Todos temos uma frase lema? Qual a frase marcante para nossa amiga?
a) Antes só do que armada
b) Não sabe, chuta na C
c) Quem poupa o lobo, sacrifica as ovelhas
d) Quem ri por último, ri melhor. Vai embora Argentina!

16. Sabemos que nossa amiga se esforça para freqüentar a academia para tentar se manter em forma. Fora a academia que ela vai obrigada, qual o esporte que mais dá prazer para a nossa amiga?
a) Corrida
b) Basket Ball
c) Natação
d) Livros

17. Todos conhecemos o bom humor e alto astral da ______________, no entanto, todas as mulheres tem o seu calcanhar de Aquiles.... o que tira a nossa amiga do sério?
a) Perrengues no trabalho
b) Recado “enfresquiado” no orkut do ________
c) Guarda-roupa desorganizado
d) A sogra (Ops...ela ta presente, foi mal)

18. Praia, campo ou cidade? O que nossa amiga prefere?
PRAIAAAAAAAAAA

19. Sessão da tarde... qual o filme que a nossa amiga já assistiu zilhões de vezes e se vc tiver trazido o dvd em sua bolsa ela dá uma saidinha pra assistir de novo?
a) Jogos Mortais I, II, III e IV
b) Titanic
c) O Conde de Monte Cristo
d) Falcão Negro em Perigo

20. Qual o desenho animado preferido da menina ______________?
a) Up - Altas Aventuras
b) O Grilo Feliz
c) Pokemon
d) Bolt – O Super Cão

21. ______________ no zoológico. Qual o animal que mais encanta nossa amiga?
a) Os macacos e suas peraltices
b) Felinos em geral
c) Ornitorrinco
d) Girafa
e) Baratinhas lindas

22. Qual dessas “artes” a menina ______________ aprontou quando era pequena?
a) Escreveu o nome da irmã na parede e deixou a irmã levar a culpa
b) Jogou giz no ventilador e o giz caiu no suco da professora
c) Manha no supermercado por causa de uma bolacha recheada
d) Fugir de casa e ficar 3 meses sem dar notícia

23. Se pudesse mudar algo no mundo com uma varinha mágica, o que a ______________ certamente faria?
a) Deixaria o ano ter apenas duas estações: Primavera e Verão
b) Traria toda a família para morar em Florianópolis
c) Colocaria uma praia em Campo Grande
d) Todas as alternativas estão corretas

24. Qual era o brinquedo preferido da ______________ na infância?
a) De novo Livros
b) Casa de boneca
c) Bola
d) Patins

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Fatos e boatos da internet

Dizem que quando a esmola é demais, até santo desconfia...

Pois é... É mais ou menos assim que me sinto quando recebo algum e-mail contendo mensagens do tipo: "Você precisa saber!" "Leiam! Informações úteis não divulgadas!", " Não custa nada divulgar pra mais gente ficar sabendo", "Vejam só como não somos avisados das coisas que realmente são importantes"...

Se tem dinheiro envolvido então, já excluo na hora. Isso porque, geralmente, as pessoas repassam esse tipo de mensagem sem se darem ao trabalho de conferir as informações e, daqui a pouco, a bola de neve fica tão grande que já tem jornal grande publicando o boato de internet como se fosse verdade absoluta.

Recebi nesta semana um e-mail intitulado "Quatro informações Importantes", seguido daqueles apelos : "Leiam! Informações úteis não divulgadas! Principalmente a QUARTA INFORMAÇÃO".

Como disse, geralmente, costumo excluir este tipo de mensagem na hora. Porém, como estava justamente escrevendo uma matéria sobre a "quarta informação" para o jornal em que trabalho, resolvi fazer uma pesquisa sobre os outros três tópicos e divulgar para aqueles que, eventualmente, não saibam. (Isso porque, pelo que eu li, esse e-mail já está circulando há pelo menos três anos. Ou, pelo menos, parte dele.)

Enfim... vamos lá! (Em preto, segue o conteúdo que recebi por e-mail e, em azul, o resultado das minhas pesquisas):

1. Quem quiser tirar uma cópia da certidão de nascimento, ou de casamento, não precisa mais ir até um cartório, pegar senha e esperar um tempão na fila. O cartório eletrônico, já está no ar! www.cartorio24horas.com.br

Nele você resolve essas (e outras) burocracias, 24 horas por dia, on-line. Cópias de certidões de óbitos, imóveis, e protestos também podem ser solicitados pela internet.
Para pagar é preciso imprimir um boleto bancário. Depois, o documento chega por Sedex.

Passe para todo mundo, que este é um serviço da maior importância.

[VERDADE! Liguei para dois cartórios (um aqui em Florianópolis/SC e outro em Campo Grande/MS) e eles confirmaram que o serviço pelo site funciona mesmo! Porém, o site é um pouco desorganizado e desatualizado. Por exemplo: alguns telefones ainda aparecem apenas com sete dígitos (além do código de área) e flagrei a menção de um cartório que nem existe mais (como é o caso do cartório da Luizilda em São José/SC). Além disso, faltam muitos cartórios. Na minha cidade natal, Campo Grande, só tem um registrado (2º Ofício). Ou seja, não poderia utilizar o serviço, pois o cartório que eu utilizava era outro (9º Ofício). Mas, se você tiver a sorte de encontrar o cartório que você precisa, deve dar certo ;)]

2. DIVULGUE. É IMPORTANTE: AUXÍLIO À LISTA
Telefone 102... não!
Agora é: 08002800102
Vejam só como não somos avisados das coisas que realmente são importantes...
NA CONSULTA AO 102, PAGAMOS R$ 1,20 PELO SERVIÇO.
SÓ QUE A TELEFÔNICA NÃO AVISA QUE EXISTE UM SERVIÇO VERDADEIRAMENTE GRATUITO.

Não custa divulgar para mais gente ficar sabendo.

[Pelo que pesquisei VERDADE! Porém, parece que só funciona em algumas regiões. No meu caso, aqui na Grande Florianópolis, não funciona. Nesse caso, minha dica é: procurem o número do telefone na internet. Além do Pai Google, tem o telelistas.net que é moleza ;)]

3. Importante: Documentos roubados - BO (boletim de occorrência) dá gratuidade - Lei 3.051/98 - VOCÊ SABIA???

Acho que grande parte da população não sabe, é que a Lei 3.051/98 que nos dá o direito de em caso de roubo ou furto (mediante a apresentação do Boletim de Ocorrência), gratuidade na emissão da 2ª via de tais documentos como:
Habilitação (R$ 42,97);
Identidade (R$ 32,65);
Licenciamento Anual de Veículo (R$ 34,11).

Para conseguir a gratuidade, basta levar uma cópia (não precisa ser autenticada) do Boletim de Ocorrência e o original ao Detran p/ Habilitação e Licenciamento e outra cópia à um posto do IFP.

[VERDADE para quem mora no estado do Rio de Janeiro, pois se trata de uma lei estadual. Pode até haver alguma lei semelhante em outro lugar. Porém, a lei citada no e-mail refere-se apenas ao Rio. Em São Paulo, por exemplo, é possível emitir o RG gratuitamente com a apresentação do BO. No entanto, o Detran de lá cobra pelo serviço de segunda via. Não adianta apresentar BO.]

4) MULTA DE TRANSITO : essa você não sabia

No caso de multa por infração leve ou média, se você não foi multado pelo mesmo motivo nos últimos 12 meses, não precisa pagar multa. É só ir ao DETRAN e pedir o formulário para converter a infração em advertência com base no Art. 267 do CTB. Levar Xerox da carteira de motorista e a notificação da multa. Em 30 dias você recebe pelo correio a advertência por escrito. Perde os pontos, mas não paga nada.

Código de Trânsito Brasileiro
Art. 267 - Poderá ser imposta a penalidade de advertência por escrito à infração de natureza leve ou média, passível de ser punida com multa, não sendo reincidente o infrator, na mesma infração, nos últimos doze meses, quando a autoridade, considerando o prontuário do infrator, entender esta providência como mais educativa.

DIVULGUEM PARA O MAIOR NÚMERO DE PESSOAS POSSÍVEL. VAMOS ACABAR COM A INDÚSTRIA DA MULTA!!!!

[MEIA VERDADE! Esse era justamente o assunto sobre o qual estava escrevendo. Para não ter erro, conversei com o gerente geral da Junta Administrativa de Recursos e Infrações (JARI) do Detran/SC, Dr. Carlos Henrique Amaral, que me explicou o seguinte:

Primeiro: não basta simplesmente procurar o Detran. É preciso procurar a autoridade de trânsito competente. Isso porque a multa pode ter sido emitida pelo município, pelo Deinfra ou pelo Detran. Se a multa tiver sido emitida pelo Detran, devemos procurá-lo. Porém, não adiantará nada procurar o Detran se a multa tiver sido emitida por outro órgão.

Segundo: o Art. 267 fala algo mais do que a substituição da penalidade de multa por advertência. No finalzinho do artigo, o legislador impõe uma condição que diz assim: "quando a autoridade, considerando o prontuário do infrator, entender esta providência como mais educativa”. Ou seja, a autoridade pode entender que esta providência NÃO é a mais educativa.

Exemplo: Você não foi multado pelo mesmo motivo nos últimos 12 meses. Porém, no seu prontuário estão registradas inúmeras outras infrações no período ou anteriormente. Nesse caso, repetindo... a autoridade pode entender que esta providência NÃO é a mais educativa e não te liberar de pagar a multa.

Como diria o Dr. Carlos: essa é uma "condição subjetiva", "para ganhar o benefício do artigo você precisa cumprir TODOS os requisitos - objetivos e subjetivos". Porém, se você tiver a ficha limpa e aquela infração leve ou média mostrar ter sido apenas um minuto de bobeira, é bem provável que você consiga a substituição da penalidade de multa por advertência.]

É isso gente... espero que seja útil pra vcs!

Grande abraço.

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Amizade improvável entre espécies

Amizade entre cães e gatos já virou coisa normal. Apesar de, desde pequenos, vermos desenhos animados em que cachorros e gatos são arquiinimigos, na vida real a coisa é bem diferente. Aliás, parece ser bem mais fácil um gato se dar bem com um cachorro do que um gato ser amigo de outro gato.

Conjecturas a parte... o que eu nunca imaginei foi ver um gato amigo de um peixinho dourado :O Parece loucura, né?! Mas é isso mesmo que acontece em uma casa no Reino Unido.

O gatinho Kayser, de 4 anos, é o melhor amigo de Fishy, um peixinho amarelo. Segundo James Armstrong, sua dona, rola até beijinho/lambida. Incrível, não é? A notícia saiu no MailOnline.

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Labradores salvam vidas pelo faro

Na última semana, duas notícias envolvendo a saúde humana e o faro dos cães me chamou a atenção: a primeira veio do Japão, onde cientistas estão treinando uma cadela da raça Labrador para detectar câncer de intestino com o olfato de maneira tão precisa quanto qualquer aparelho de ressonância de última geração. Incrível, né?!

Pois é... a segunda foi a da cadelinha (também da raça Labrador) treinada para detectar níveis de insulina de sua dona e impedir que ela entre em coma (foto acima).

O nome da cadela é Shirley e sua tarefa é acompanhar a pequena Rebecca, de 7 anos, em suas aulas na escola primária Harpole, em Northamptonshire, na Inglaterra. E, mais do que isso, desempenhar um papel crucial na vida da menina, segundo noticiou o jornal britânico Daily Mail.

Rebecca tem um tipo grave de diabetes, o que significa que ela pode ter um ataque de hipoglicemia e entrar em coma a qualquer momento. Por isso, o labrador foi treinado para detectar, pelo olfato, o momento em que o nível de açúcar no sangue de Rebecca está se tornando muito alto ou muito baixo. Quando Shirley identifica uma alteração, ela lambe Rebecca para avisar os professores de que há algo errado.

E se a cadelinha não consegue transmitir o alerta, ela tenta chamar a atenção sentando na menina e, em último caso, ela mesma busca o kit de diabetes na sala de aula. Depois de cumprir seu trabalho como companheira e "enfermeira", Shirley apenas observa o resto do trabalho ser concluído pela assistente da classe que aplica a injeção de insulina que Rebecca necessita.

Shirley, que foi treinada pela instituição Medical Detection Dogs, tem o total carinho de Claire, mãe da garota: "Ter o cão na escola é um absoluto salva-vidas para Rebecca", disse ao jornal.