Pages

Subscribe Twitter

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Computador favorece miopia


Há poucos meses, fui surpreendida com a notícia de que a minha miopia havia triplicado. Fiquei perplexa... como poderia ter alterado tanto depois de dez anos de estabilidade? Meu sábio pai disse que deveria ser por causa do computador. Confesso que não acreditei na época. Mas, com essa matéria que li no Uol, tive que reconhecer: mais uma vez, meu pai tinha razão.

Aliás, além desse "fenômeno" de as miopias progredirem até mais tarde, as crianças têm sido atingidas cada vez mais cedo pelos problemas na visão. E, como o meu pai sempre disse, o grande vilão é o computador.

Saiba mais, lendo o texto abaixo:

Computador favorece aparecimento de miopia na infância, alertam médicos
Passar muito tempo em frente ao computador a uma distância inferior a 50 centímetros faz com que a visão fique mais suscetível à aparição de problemas, como a miopia. Este é o alerta da presidente da Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica, Célia Nakanami.

“É preciso dar um descanso para os olhos quando ficamos muito tempo focando a visão no perto. Para ter nitidez, o olho faz um esforço acomodativo. Por isso, é preciso deixa-lo relaxar, olhando para o infinito, a cada uma hora no computador”, explica. E isso é válido tanto para computadores quanto para livros.

A médica destaca que a miopia induzida na infância não é transitória, porque a criança está desenvolvendo o globo ocular e os danos podem ser permanentes.

Segundo ela, as crianças estão substituindo as brincadeiras ao ar livre pelo computador, o que faz com que o número de problemas na visão durante a infância aumente. Segundo a Sociedade, de 8 a 13 milhões de crianças, entre 5 e 15 anos, têm problemas de visão.

“Antigamente, as pessoas começavam a desenvolver problemas de visão aos 8, 10 anos. Hoje, dados mundiais indicam que estes problemas estão aparecendo mais cedo, aos 5 anos”, conta.

De acordo com a médica, miopias que estabilizavam aos 15, 20 anos, estão progredindo até mais tarde e, os olhos de adultos também sofrem com o esforço acomodativo, mas esta miopia pode ser transitória.

A miopia ocorre quando o olho passa a ter dificuldade de enxergar de longe. Assim, o esforço constante para ver de perto deixa a visão embaçada para longe.

O ideal é olhar para a tela do computador por no máximo 1 hora e depois dar um descanso de 20 minutos, mudando o foco da visão. Segundo a médica, ficar mais de 2 horas no computador já produz um efeito transitório (faz com que você enxergue embaçado se olhar para o horizonte).

Pais devem ficar atentos ao rendimento escolar das crianças, que pode ser um sintoma de um problema de visão. Outros indícios são cansaço maior dos olhos, vermelhidão e dor de cabeça.

1 comentários:

Celina Silva Pereira disse...

Oi, Ellen.
Achei de novo o link da "Bolsa da Ellen" (e já coloquei num dos blogs para não perder de novo).
Sobre computador e jogos como play station: tive de levar meu neto ao neurologista devido a uma enxaqueca persistente, que já estava prejudicando os estudos. Ele não precisou tomar remédio, somente seguindo os conselhosmelhorou: dormir regularmente entre 8 e 9 horas por dia, não usar computador e principalmente jogos por mais que uma hora. A enxaqueca, seguindo essas prescrições, aparece muito raramente.
Abraços da
Celina

Postar um comentário