Pages

Subscribe Twitter

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Amizade entre casais aumenta a felicidade

Tem gente que quando se relaciona cria uma espécie de bolha em torno do (a) companheiro (a), e costuma isolar-se das outras pessoas... se você é desse tipo, é bom ligar o pisca alerta e repensar esse comportamento.

É que de acordo com um estudo da Universidade Wayne State, nos Estados Unidos, casais que mantêm amizade com outros casais têm relações mais românticas, satisfatórias e felizes.

Segundo Richard B. Slatcher, especialista em psicologia social, passar um tempo de qualidade com outros casais pode ser uma maneira importante de melhorar os relacionamentos a longo prazo.

O estudo, batizado de Quando Harry e Sally conheceram Dick and Jane: criando proximidade entre casais, avaliou 60 casais. O objetivo era entender melhor como são formadas as amizades entre os casais e aprender como elas afetam a relação amorosa de cada par.

Em um ambiente controlado, cada casal foi organizado em pares. Um grupo recebeu questões com assuntos profundos, que deveriam ser debatidos entre os participantes. O outro grupo recebeu temas com questões banais.

Dos casais do primeiro grupo, um terço manteve a amizade além do experimento, ao contrário dos do segundo grupo, que afirmaram não ter feito nenhum tipo de contato posterior com os outros participantes.

Aqueles que mantiveram a amizade relataram benefícios no seu relacionamento amoroso, como o conhecimento mais profundo de seu parceiro e um sentimento de novidade.

De acordo com Slatcher, "eles sentiram que essa amizade acendeu uma faísca em suas próprias relações, e os tornou muito mais próximos de seus pares românticos. Se a sua relação sofre um momento de marasmo, nosso estudo sugere que passar momentos agradáveis com outros casais pode fazer seu namoro ou casamento mais satisfatório”.

Viram só?! Nada melhor do que ter bons amigos! Experimentem ;)

3 comentários:

Celina disse...

Oi, Ellen.
Resolvi visitá-la neste blog.
Li o artigo, as eu sou daquelas que criam bolhas em torno do casal.
Rs
Beijos.
Celina

Celina disse...

Ah, Ellen.
Ouvi uma palestra de uma psicóloga conhecida nacionalmente e ela é a favor de conversar mais com o próprio par.
Na opinião dela, quem prefere sair muito em grupo tem dificuldade em conviver com o cônjuge.
Boa semana.
Celina

Ellen Ramos Gonçalves disse...

Oi querida!
Sem dúvida, a comunicação no relacionamento é fundamental. O que não pode acontecer é o casal se fechar em uma ilha. O que o texto quer dizer é que a amizade entre casais aumenta a felicidade. Porém, para isso, jamais devemos buscar ter amigos a fim de evitarmos conversar com nosso cônjuge.
Obrigada pelos comentários!
Grande abraço!

Postar um comentário