Pages

Subscribe Twitter

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Chá-de-Panela sem mico

Gente... preciso confessar um segredinho... Eu tinha tanto receio das brincadeiras "usuais" dos Chás-de-Panela que decidi pular fora desta tradição.

Eu sei que tem gente que gosta, mas eu, pessoalmente, sou totalmente contra essas brincadeiras que ridicularizam as pessoas. Acho terrível essa história de obrigar a noiva a sair -com uma roupa ridícula, sutiã por cima da camiseta, dente pintado de preto, rosto cheio de trigo e batom, cabelo molhado de tinta e cheirando a ovo - para pedir esmola na rua.

Definitivamente, acho que isso não tem nada a ver com o momento mágico que é o casamento.

Porém, finalmente, descobri que é possível fazer uma festinha bem legal de confraternização com as amigas e ganhar, além dos presentinhos, muitas recordações legais!

Pra começar... uma ideia da minha amiga noiva (que também não gosta de pagar mico), mudar o nome de Chá-de-Panela para Chá-da-Noiva. Afinal, a noiva é que deve ser a estrela desta festa. Não tenho nada contra as panelas, pelo contrário, adoro cozinhar e cuidar da casa nas horas vagas. Mas achei bem legal a ideia do nome "Chá-da-Noiva"!

Agora vem a parte mais legal: as brincadeiras sem mico =)

Álbum de FotosPeça para que cada convidada leve uma foto dela com a noiva. Compre um belo álbum de fotos e peça para que cada convidada cole a foto dentro e escreva a história por trás dessa foto. Com certeza o álbum completo será um dos presentes mais valiosos da noiva.

Primeiro livro de receitas
Providencie um fichário pequeno com um bloco de folhas. Junto com a entrega do convite, entregue uma folha do fichário para que a convidada escreva uma receita. No dia do Chá de Cozinha, as receitas serão reunidas no fichário.

Receita do Casamento Perfeito
Dê a cada convidada cartões de receita e peça para que escrevam a receita de um casamento perfeito. Mais tarde, dê os cartões para a noiva, peça para que ela os leia em voz alta e adivinhe quem escreveu.

Amizade e Carinho
Passe um carretel de barbante pelas amigas presentes. Cada uma corta um pedaço, do tamanho que quiser. Depois que todas tiverem cortado, vem a explicação. Elas devem ir enrolando o barbante no dedo, e ao mesmo tempo ir falando para a Noiva como a conheceu, o que acha dela, o que sente por ela, o que deseja para o futuro, etc. Tem que falar até terminar de enrolar o barbante no dedo.

Brincadeira do Bilhete
Uma alternativa para a clássica do "adivinhar o presente"... Cada pessoa escreve um bilhete no presente sem se identificar. A noiva tem que adivinhar de quem ganhou de acordo com as dicas. Se errar, aiaiai.... pode até levar um castigo, mas nada de exageros. (No final, tenho algumas sugestões de prendas que não afetam a imagem ;)

EstilistasDivida as convidadas em 3 grupos e dê a elas matéria prima para criar um look de noiva (papel higiênico, crepom, tnt, maquiagem, flores artificiais, fita crepe, tiaras, máscara de carnaval, etc). As equipes terão 20 minutos para criar um vestido. Haverá um desfile e a noiva será a jurada. A melhor equipe receberá um brinde.

Bingo das BolsasCada convidada coloca a bolsa em sua frente enquanto alguém lê uma lista de coisas que podem ser achadas dentro de uma bolsa feminina. Quem tirar o item de sua bolsa primeiro ganha um prêmio (alternativamente, quem não tirar paga uma prenda). Comece a lista com itens normais como batom ou escova, e coloque itens bem diferentes no final, como uma agulha ou escova de dentes.

Contando a história do casal
A organizadora escreve uma palavra em vários papéis dobrados numa caixa. Conforme ela for passando esses papéis no círculo de convidadas, a noiva deverá ir contando a história do relacionamento dela com o noivo. Por exemplo, nos papéis pode estar escrito: encontro, romance, beijo, eu, ele, nós, amor, telefone, casa, amigos, família, churrasco, viagem, noite de núpcias, etc, e então a noiva vai contando a história do jeito dela pra todos ouvirem.

Entrevista sobre o Noivo
Faça uma lista com perguntas sobre o Noivo, para ver se a Noiva o conhece bem.
Exemplos: aniversário da sogra? Qual a cor preferida? Dia do primeiro beijo? Comida preferida? Etc. Pesquise as respostas com o Noivo com antecedência. Na hora da brincadeira, se faz 1 pergunta por vez, e ela responde, na tentativa de acertar, se errar paga uma prenda.

Perguntinhas sobre a Noiva
Essa também é bem legal! Faça uma lista de perguntas sobre a noiva, para ver se as convidadas a conhecem bem. Tipo assim: Qual o apelido de criança? Alguma arte da infância? Idade do primeiro beijo? Pesquise as respostas com a noiva antes e invente alternativas. Na hora da brincadeira, a convidada que errar coloca um acessório engraçado e pousa para foto. Quem acertar, ganha um brinde e também pousa para foto.

Dança com balões
Bexigas amarradas nos pés... com uma música o objetivo é estourar os balões das outras convidadas. Ganha quem termina com a bexiga nos pés. A mulherada vai rir muito!

Darçar conforme a música
Essa eu testei e aprovei em um Chá de uma grande amiga. Ela contratou uma equipe de animação de festas que era cheia dos acessórios. Enquanto a noiva estava vendada, as organizadoras escolhiam um grupo de 5 convidadas e faziam a entrega dos presentes (naquele velho método da adivinhação). Depois de revelados os presentes e as convidadas, vinha a parte mais legal. Elas entregavam acessórios que tinham a ver com o ritmo da música que tocaria a seguir para a noiva e para as 5 convidadas. Daí, as 6 tinham que mexer o esqueleto. Tipo assim: touquinhas da Jamaica com dreadlocks para reggae; echarpes e lenços para música árabe; chapéu de cowboy para música sertaneja; etc. Gente... foi muito divertido! E eu achei super legal a ideia de pagar um "miquinho" junto com a noiva. Aliás, nem foi um mico porque todo mundo teve que passar pela experiência. Foi divertido MESMO! Tinha até máquina de fumaça e as gargalhadas eram demais!

A maioria das brincadeiras que eu listei nesse post não precisa de prenda. Porém, se você achar que deve (que a noiva vai se divertir também), segue uma listinha de prendas que não ferem a imagem e a moral de ninguém (NADA de caneta amarrada na cintura pra descer na boca da garrafa).


Sugestão de prendas para a noiva ou amigas (sem mico):
* Segurar um ovo até o final do chá de panela sem quebrar (faça uma carinha no ovo com uma canetinha e lhe dê um nome);
* Cantar uma música em inglês;
* Fazer uma declaração de amor ao noivo, usando objetos que serão mostrados em seqüência pela organizadora (nada de coisa indecente, please!);
* Imitar alguma pessoa famosa ou interpretar alguma frase famosa de um filme;
* Dublar alguma música com uma vassoura como microfone;
* Prender o cabelo de um jeito engraçado, mas sem sujar;
* Declamar poesia, contar piada;

* Usar algum acessório diferente (peruca colorida, óculos de plástico, coroa de princesa, chapéu diferente, etc).

Sugestão de brindes: pacotinhos com bis ou balinhas, M&Ms, sabonetinhos, bichinhos de pelúcia, imã de geladeira, bombons, caderninhos de anotação, lápis ou canetas enfeitados, vasinhos de kalanchoe, sementinhas de amor-perfeito, etc.

6 comentários:

Cida Kuntze disse...

Ellen, já comentei no outro post....mas precisava deixar um recadinho aqui também.

Adoreiii essas idéias. As minhas eram um pouquinho diferente, mas nunca fiz nenhuma noiva pagar mico. Até me convidavam pra organizar porque eram dinâmicas onde todas participavam, claro que a noiva era a principal, mas tudo com muita leveza. Muita descontração e nada de constrangimentos desnecessários.

Uma vez me pediram pra organizar um que era de uma jovem da Assembléia de Deus. Eu nem conhecia a noiva, mas ela soube através da amiga de uma amiga que eu fazia algo diferente, sem brincadeiras bobas com a noiva e pediu pra falarem comigo. Fiz e foi bem legal, todas gostaram.

Sabe, eu organizava esses chás porque eu não gostava mais de ir em chás que as noivas tinham que beber, tirar a roupa ou sair pedindo dinheiro pela rua toda pintada. Eu achava horrível e nunca desejei que fizessem isso comigo. Uma amiga que pensava como eu, ia casar e eu então bolei algo diferente pra fazer pra ela. Depois desse, onde as convidadas gostaram, começou a surgir pessoas pedindo pra eu organizar.

Já fazem anos que eu não organizo mais, cansei...rsrsrsrs...mas gostei demais dessas suas sugestões.

Beijinhos.

Danila Teixeira disse...

Oi. Muito legal sua idéia.
Também não gosto de "pagar mico" e não fiz um chá-de-panela antes do meu casamento.
Organizei uma festa em uma academia de dança com as amigas. Reservei uma das salas da academia uma semana antes do meu casamento e contratei um professor que criou uma coreografia pra mim e minhas amigas. Mandei fazer camisetas com uma "bailarina noiva" para todas. Nos divertimos muito, mas muito mesmo. Até minha mãe e minha madriha de batismo participaram foi simplesmente MARAVILHOSO. Todas as mulheres mais importantes da minha vida estavam presentes. No final ainda ganhei um super presente das minhas amigas. Simplesmente foi inesquecível. Nossa "chá-aula" nos uniu mais ainda e todas, até hoje, comentam sempre desta data.
Bom... espero ter ajudado com minha dica também.
Danila
www.meninasefestas.com.br

Anônimo disse...

Ellen,

ADorei as suas sugestões, mas fiquei com uma dúvida em relação à brincadeira "Dançar conforme a música": o grupo de 5 convidadas seria escolhido pelas organizadoras para fazer a entrega dos presentes que essas mesmas 5 convidadas teriam dado à noiva (ou seja, os 5 presentes seriam entregues à noiva e ela deveria adivinhar qual convidada deu cada um dos presentes?). Obrigada desde já!

Ellen Ramos Gonçalves disse...

Oi querida! É isso mesmo. ACho que faltou dizer que a noiva vai estar de olhos vendados. Só então, as organizadoras escolhem as convidadas. A noiva só vai tirar a venda na hora de dançar.
Deu pra entender? Espero ter ajudado =) Bjinhus.

Anônimo disse...

eu adorei suas dicas.... perfeitas!!! vou fazer isso, salvou meu chá de panela!!! brigadao!!
Dressa.

Anônimo disse...

Amei as dicas pq tbm não gosto de micos em chás de panelas não rs

Postar um comentário