Pages

Subscribe Twitter

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Eliminando mofo e bolor

Oi gente!

Confesso que levei um susto apenas um mês depois que organizei minha casa aqui em Floripa. Fui usar uma sandália e ela estava completamente "mofada". Pra piorar, fui conferir melhor outros cantos do armário e descobri outros sapatos, bolsas e casacos de couro completamente esverdeados.

E sabem, essa coisa de mofo e bolor em roupas e acessórios era completamente nova pra mim. Isso porque na minha cidade natal (Campo Grande/MS) a umidade do ar é tão baixa que não existe a mínima possibilidade de acontecer qualquer fato desse tipo.

Por exemplo, apesar dos órgãos de saúde considerarem que o ideal é que a umidade relativa do ar esteja sempre acima de 60%, nas épocas de seca (inverno), facilmente, este índice ocila entre 20 e 12%, quando não cai para baixo de 10%. Não sei qual é a média anual por lá. Porém, nunca tinha tido problema com mofo ou bolor e outra ENORME vantagem é que as roupas secam em apenas 30 minutos no varal. Dá pra lavar e passar toda a roupa da semana em apenas um dia!

Bom... voltando ao assunto... só sei que, pela primeira vez na vida, tive que sair correndo atrás de produtos anti-mofo. Mas como os específicos são meio carinhos, resolvi apelar para as dicas "caseiras" que, além de serem mais baratas, têm dado super certo =) Fiz uma reunião das melhores e vou compartilhar abaixo com vocês ;)

Tirando mofo de bolsas e casacos de couro:
Você vai precisar de vinagre de álcool branco e um pedaço de pano. Basta umidecer o pano e aplicá-lo diretamente no bolor ou mofo, limpando qualquer tipo de bolsa ou casaco de couro. Segundo uma matéria que assisti no Jornal Hoje, além de não estragar o couro, ainda o hidrata.

Tirando mofo de tecidos:
Talvez tenha acontecido de mofar uma camiseta ou camisa. Para elas, a dica e aplicar álcool líquido diretamente sobre a mancha e ir esfregando com as mãos até sair.

Tirando mofo das paredes:
Esta dica também achei bem legal! Basta fazer uma solução de vinagre de álcool branco com bicarbonato de sódio (uma xícara de vinagre e uma colher de bicarbonato). Pra facilitar o processo, é bom colocar a mistura dentro de um borrifador e aplicá-lo diretamente no mofo da parede. Depois de uns dez minutos, é só passar um pano seco e pronto! Adeus mofo na parede!

E como diz o velho ditado, é sempre melhor prevenir do que remediar. Por isso, lá vão dicas para evitar o mofo:

Segundo a dica de um especialista publicada na Revista Casa e Jardim (de outubro de 2010), a medida principal é manter o local seco e ventilado. Segundo Benedito Correa, professor do Departamento de Microbiologia da USP, é importante abrir as janelas, deixar as portas dos armários abertas para que o ar circule, pois é ele a pricipal via de dispersão do fungo.

Já a arquiteta Telma Araújo aconselha o uso de portas com ventilação permanente, tipo veneziana ou com pequenos frisos, e dá a dica: "Sachês com giz escolar podem ser pendurados entre as roupas para ajudar a absorver a umidade". Tem gente que faz trouxinhas de TNT, fechadas com fita de tecido, embalando pedaços de giz escolar, e pendura nos cabides e coloca em todas as gavetas, nas caixas de sapatos e dentro de cada bolsa. Depois, de tempos em tempos, é só secar o giz no microondas por três minutos, a cada mês ou dois (depende da umidade).

Grande abraço!

6 comentários:

Selma de Paula disse...

Oi, bom dia!
Esta história do giz tinha ouvido falar tbm, fiz o teste e aqui em casa não resolveu nada!
Só mesmo aquele anti-mofo vendido nos mercados que ajudou a não embolorar tudo, mas o meu casaco de couro não teve jeito, mesmo com o anti-mofo, fui pega-lo pra usar esta semana e, pra minha decepção, todo embolorado...

Anônimo disse...

OI,BOM DIA,MOFO E BOLOR SÃO TERRÍVEIS MESMO,ELES ACABAM COM OS NOSSOS BENS E PREJUDICAM A NOSSA SAÚDE ATRAVÉZ DAS ALERGIAS RESPIRATÓRIAS, MAS SOU FABRICANTE DE UM SACHE QUE TIRA A UMIDADE DO AR DE ONDE ELE É COLOCADO, ELE NÃO TEM CHEIRO, NÃO FAZ ÁGUA E PODE ENTRAR EM CONTATO COM A ROUPAS QUE NÃO MANCHA, E ELE PODE SER REUTILIZADO COLOCANDO NO MICRO ONDAS,E DESSA FORMA EVITA O BOLOR E MOFO NAS SUAS ROUPAS.PARA SABER MAIS ENTRE NO SITE WWW.DESUMIX.COM.BR.E AQUI VAI UMA DICA, PARA PEÇAS DE COURO O IDEAL É TIRA-LÁS PELO MENOS UMA VEZ POR MÊS DO GUARDA ROUPAS E DEICHAR ELAS TOMANDO UM AR E SOL, POIS POR SE TRATAR DE UMA PELE ANIMAL ELA EMBOLORA SOZINHA.

Rosana disse...

Olá,

o que resolveu pra mim foi instalar tomadas dentro dos armários para colocar um aparelho desumidificador tipo "termofix". Nunca mais tive problemas depois de instalado. Outra dica é comprar pedras de cânfora na farmácia e colocá-las em saquinhos de tecido dentro das gavetas, caixas e onde mais houver necessidade.
Espero ter ajudado.

Rosana

Patrïcia Lena Rufino disse...

vinagre e bicarbonato ferve rsrsrsrs eu tentei kkkk

Anônimo disse...

Vocês já conhecem os produtos da PINGI - Desumidificadores PINGI> Atóxicos, recarregáveis no microondas por muitas e muitas vezes, não mancha ou derrama, higiênico, ecologicamente correto, sustentavel, seguro para toda família, natural e muito mais...

Anônimo disse...

boa dica...

Postar um comentário