Pages

Subscribe Twitter

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Top 5 da Tecnologia

Acabei de ler no Blog do Tas: a revista Time lançou, em seu site, uma enquete perguntando quais as novidades tecnológicas preferidas dos leitores desde o início da publicação da revista (que foi em 1923).

Com certeza, uma decisão bem difícil para quem nasceu no século das maiores revoluções tecnológicas. Bem, se bem que isso é muito relativo. Pra quem viveu no século XIX, provavelmente, a maior revolução tenha sido a criação da lâmpada. Mas, para nós, ela não chama nenhuma atenção.

Provavelmente, nossos filhos e netos vão rir das nossas listas Top 5 de hoje. Mas a vida é assim. Meu irmãozinho Alê, já sabia o que fazer com uma entrada USB aos dois anos de idade e hoje, aos cinco, não quer saber de escrever a mão, só gosta de digitar. Cena inacreditável há alguns poucos anos.

A seguir, vocês leem o meu Top 5 em ordem decrescente de importância. Se bem que ainda não tenho certeza se deveria ser esta ordem mesmo. Mas vamos lá ;) Ah! Aproveitem e registrem seu Top 5 nos comentários. Super beijo.

5. Não é bem tecnologia, mas como a tecnologia acaba possibilitando novas soluções para a ciência, aí vai a minha quinta colocada: Pílulas anti-concepcionais: Não sei a maioria, mas eu sou péssima de cálculos. Imagina ter que utilizar a tal da tabelinha para fazer o chamado planejamento familiar?! Não ia dar certo. Pra melhorar ainda mais, as pílulas são bem pequeninhas, fáceis de engolir. Não precisa nem de água pra empurrar. Então, não tem problema se a gente só lembrar de tomar quando já está no meio do sono. É só abrir a gaveta do criado mudo, abrir a boca e pronto!

4. Em quarto lugar - Google e Wikipédia: Na minha infância, uma das coisas que faziam distinção quanto a classe social era se a família tinha poder aquisivo para obter uma coleção completa da Barsa ou não. Minha família nunca teve. Hoje a informação está disponível para todos (que tenham internet - com certeza, um número bem maior do que os proprietários de coleção da Barsa).

3. Em terceiro lugar - Satélites: além de nos vigiarem (o que para aqueles que vivem na teoria da conspiração pode não ser tão bom assim), são eles que nos possibilitam estar todos conectados (sem a necessidade de fios) e nos proporcionam maravilhas como GPS, TV por assinatura, internet e telefonia móveis.

2. Em segundo lugar - Transações financeiras pela internet: ADORO poder comprar e vender, pagar contas, fazer transferências, pedir empréstimos sem sair de casa e sem ter que falar com ninguém. Somos só eu e a web. O cúmulo da facilidade proporcionada pela tecnologia ao meu ver.

1. Em primeiro lugar - Máquinas fotográficas digitais: a democracia do registro das imagens. Todo mundo pode tirar fotos hoje em dia, registrar um grande momento, comprovar uma denúncia. Não tem mais aquela de não poder tirar foto nas formaturas dos parentes ou ainda esperar até que as provas do álbum de casamento fiquem prontas. No meio da noite de núpicias (será?!), as noivas curiosas já podem conferir o orkut das amigas. Ninguém precisa ser profissional, é só mirar e apertar o botão.

1 comentários:

Ellen Ramos disse...

Podia ter falado também dos blogs, que possibilitam que simples mortais como eu, tenham uma página na internet =)

Postar um comentário