Pages

Subscribe Twitter

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Cuidado com os temperos prontos

Olá!

Depois de publicar aquela matéria sobre o estudo da Anvisa que avaliou a quantidade de sódio, gordura saturada, gordura trans e açucares de cerca de 20 categorias de alimentos industrializados, resolvi fazer uma avaliação entre os produtos existentes na despensa aqui de casa.

Resultado: fiquei impressionada com a quantidade de sódio presente nos temperos prontos!

Pra começar, é preciso lembrar que a nossa necessidade diária desta substância é de 2.400 miligramas (equivalente a 2,4g ou 1/2 colher de chá). Ou seja, nosso organismo precisa de sódio e ele possui suas funções benéficas. Porém, nessa quantidade citada. O que passar disso vai nos prejudicar, podendo aumentar o risco de hipertensão, acidente vascular cerebral, catarata, pedra nos rins (cálculo renal), câncer de estômago. Além de poder liberar hormônios que causam a retenção de líquido e inchaço, o que esteticamente é um desastre.

Outro detalhe importante: sódio e sal não são sinônimos, por isso outros componentes podem ter muito sódio e serem prejudiciais à saúde (6 g de sal equivalem a 2,4 g de sódio, além de magnésio, selênio, potássio, cálcio, zinco e iodo). Alguns produtos dietéticos, por exemplo, contém o ciclamato de sódio (um adoçante) que acabam por também comprometer os níveis de sódio ingeridos. Além disso, o sódio é muito usado como conservante nos alimentos, sendo assim, todos os produtos industrializados contêm sódio.

Números - Vamos agora às minhas descobertas:
Ah! Antes de tudo, quero que saibam que não é nada pessoal contra as marcas. Aliás, pelo contrário, por serem minhas marcas preferidas, eram estes os produtos que existiam aqui em casa ;)

Vamos começar pela minha maior decepção: minha marca preferida de temperos prontos - Knorr. Além de possuir as maiores quantidades de sódio, ainda tenta "ludibriar" o consumidor, apresentando as informações relativas a 1/2 cubo (sendo que a maioria das pessoas usa, pelo menos, um cubo). Já no formato sachê, eles apresentam as informações referentes a uma porção de 5g (sendo que o sachê possui 8g).
* 1 cubo de Knorr - Caldo Picanha possui 2.232 miligramas de sódio, ou seja, 94% VD;
* 1 cubo de Knorr - Caldo de Legumes possui 2.036mg de sódio, ou seja, 84% VD;
* 1 cubo de Knorr - Caldo para Arroz possui 1.932 miligramas de sódio, ou seja, 80% VD;
* 1 sachê de Knorr - Meu Feijão possui 1.496 miligramas de sódio, ou seja, 46,4% VD.

Maggi e Sazôn têm menos quantidade de sódio e são mais honestos. Eles apresentam as informações referentes à unidade ou ao sachê completo. Então a gente não precisa ficar fazendo contas:
* 1 unidade de Maggi - Meu Segredo possui 1.833 miligramas de sódio, ou seja, 76% VD;
* 1 sachê de Sazôn para Aves, Peixes e Arroz possui 825 miliogramas de sódio, ou seja 34% VD.

OBS.: VD = Valores Diários com base em uma dieta de 2.000 kcal ou 8.400 kJ.

É isso gente... eu sei que, a princípio, parece impossível ingerir apenas 2,4g de sódio por dia. Mas, se não podemos atingir este nível, podemos, pelo menos, tentar diminuir a quantidade que estamos ingerindo atualmente - diminuindo a ingestão de produtos industrializados e investindo nos naturais. No caso dos temperos, é só calçar as luvas e "abusar" do sabor do alho e da cebola (sem esquecer de "regular" o sal ;). Que tal? Topa o desafio?

Grande abraço! =)

3 comentários:

Anônimo disse...

MUITO BEM! MAIS PESSOAS COMO VC DEVERIAM PUBLICAR COMPARAÇÕES DESTE TIPO. DESTA FORMA, TALVEZ CONSIGAMOS CONCIENTISAR MAIS PESSOAS NESTE MUNDÃO A FORA! PARABÉNS
SIMONE
NUTRICIONISTA

Unknown disse...

muito bom, obrigada. não coloco sal nos meus preparos uso os cubos ou sachês. vou tentar fazer o meu tempero natural, acho que será melhor.

Anônimo disse...

A melhor coisa é temperar a comida com temperos frescos, esses prontos são um veneno pra saúde. Já parei faz tempo, o povo que tem pressão alta, pedras nos rins tem que tomar cuidado.

Postar um comentário