Pages

Subscribe Twitter

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Casamento feliz diminui dores da artrite

Não basta simplesmente estar casado. Segundo matéria publicada no site da Veja, somente os relacionamentos felizes têm o poder de diminuir as dores provocadas pela artrite. Aliás, mais do que as dores da artrite, a ciência já havia constatado que uma união bem-sucedida pode reduzir os níveis de ansiedade, evitar a depressão e aumentar a sobrevida de pacientes com câncer.

A novidade é que, de acordo com pesquisadores da Johns Hopkins University, no Estados Unidos, o casamento emocionalmente equilibrado é também responsável por diminuir as dores causadas pela artrite reumatoide, uma inflamação nas articulações.

Segundo a pesquisa, publicada no periódico Journal of Pain, os pacientes que recebem apoio de seus parceiros apresentam mais mobilidade do que os solteiros ou as pessoas que vivem um relacionado instável. A equipe médica acredita que isso aconteça porque a estabilidade emocional pode ter influência direta sobre as sensações físicas de dor. "Nesses casos, o estado da saúde depende diretamente da qualidade do casamento. Contudo, não importa somente ser casado, se essa relação não for feliz", diz Jennifer Barsky Reese, médica líder do estudo.

Durante a pesquisa, foram avaliados 255 indivíduos com a doença, dos quais 144 afirmaram viver um casamento feliz – outros 44 estavam em relacionamentos problemáticos. As dores se mostraram mais amenas nos pacientes casados e felizes, mas os médicos não conseguiram determinar exatamente o quanto e por que essa situação pode ser benéfica. Eles ainda descobriram que aqueles pacientes que sentiam dores severas tinham mais tendência a terem problemas conjugais.

Diagnóstico - A artrite reumatoide é uma doença autoimune que ocorre quando o sistema imunológico danifica as articulações, causando rigidez, dor e inchaço. As regiões mais atingidas são o punho, os dedos, os dedos do pé, o tornozelo e o joelho. Em casos severos, o paciente pode perder a mobilidade do membro.

2 comentários:

Mummy Brown disse...

Desculpa querida eu estou em falta com voce mesmo! Menina eu passei tao mal esta ultima semana, nada parava no estomago foi dificil. mas agora melhorei! Eu amo seu blog, amo seus posts. Que matéria legal hein? Sabe eu ja fui casada uma vez e nao era feliz no casamento, eu viva tao doente naquela epoca, minha TPM era monstruosa. Mas desde que casei com Graham, que considero um otimo casamento, tranquilo, baseado em respeito e admiração mutua nunca mais tive TPM. Acredito piamente nesta materia dizendo que casamentos felizes melhora a saude. Eu nem sabia que isso era possivel, nao tive bons exemplos em casa de casamento felizes. Não basta estar casados tem que estar felizes. Bjinhos

Cida Kuntze disse...

Coisa boa hein? Ser feliz no casamento só nos tráz benefícios.

Querida Ellen, tam selinhos pra você lá no blog. Fique a vontade pra pegar o que gostar ok.

Beijinhos e feliz sábado!

Postar um comentário