Pages

Subscribe Twitter

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Receitas Caseiras de Beleza

Originalmente publicada em 14 de Outubro de 2010

Desde os tempos das nossas vovós, várias são as receitas de beleza que os mais experientes juram dar certo. Lá em casa, eu lembro, que minha mãe indicava o chá de camomila para clarear os cabelos e as rodelas de pepino para diminuir as olheiras. E não é que ela tinha razão!

Pois é! Descobri isso hoje! Agora há pouco, assistindo mais uma edição do Jornal Hoje. O tema da matéria era como produtos caseiros ajudam na beleza desde que usados corretamente. Depois que vi a chamada, não pude deixar de assistir à reportagem para saber se tinha valido a pena tantos "banhos" de camomila =)

E, para a minha surpresa, a dermatologista Araci Pontes, afirmou que a camomila tem mesmo este efeito clareador sobre o cabelo e, melhor: "não causa nenhum problema”.

Quanto as rodelas de pepino diminuírem as olheiras, a dermatologista explicou que o benefício não está exatamente no pepino, mas na temperatura. “Na realidade qualquer compressa fria que você fizer vai ter este mesmo efeito. Uma gase molhada em chá de camomila gelado, ou rodelas de batata”, diz a dermatologista.

Fiquei feliz da vida em perceber que, mais uma vez, minha mãe tinha razão!

Porém, a reportagem alertou para o perigo de algumas receitas caseiras que têm contra-indicações como, por exemplo: pasta de dente para o tratamento de acne e limão para clarear a pele :S

Segundo a dermatologista, essas duas receitinhas são TOTALMENTE desaconselháveis. O limão, por exemplo, pode causar machas. "É totalmente contra-indicado o uso de limão na pele”, afirmou a dermatologista Araci Pontes.

Já quanto a improvisar na hora de combater a acne, passando pasta de dente sobre a espinha, a dermatologista alertou para os perigos de queimadura e orientou que existem outros produtos secativos que têm esta mesma ação sem o risco de uma queimadura. "Muitos deles vêm hoje com corretivo associado, que ao mesmo tempo que está tratando, está disfarçando a lesão”, sugeriu.

Resumindo mulheres: podemos usar as receitinhas de beleza da vovó, desde que sejam com produtos de eficácia comprovada.

Pepino para ajudar a diminuir as olheiras? - PODE e funciona! Mas não é só o pepino. Qualquer compressa fria está valendo!
Pasta de dente para acabar com as espinhas? - NÃO Pode! Pois pode causar queimaduras na pele.
Chá de camomila para clarear o cabelo? - PODE e funciona!
Limão para clarear a pele? - NÃO Pode! Pois seu uso pode manchar a pele (o que ninguém quer).

Por isso, todo cuidado é pouco!

Quem ficou curioso (a) para assistir a matéria, na íntegra, é só clicar no "play" abaixo. Lembrando que o vídeo estará disponível no servidor da emissora, enquanto ela achar que deve =)


Atualizada em 11 de Abril de 2012

Hidratação de Babosa para o Cabelo
Está aqui uma dica testada e aprovada por mim, com a criação e supervisão da minha sogrinha querida. Não explicar nada cientificamente. Só sei que o resultado é surpreendente. Basta pegar uma folha de babosa, tirar a casca verde e aproveitar somente aquele miolo transparente, meio gosmento. Dependendo do tamanho da babosa, uma folha pode ser muita coisa. Então, você pode usar só a metade ou um terço e guardar o restante na geladeira (sem tirar a proteção verde da folha). Corta a parte que você vai utilizar e somente desta parte, você tira a parte verde da folha, o que vai ficar na geladeira, fica inteiro.
IMPORTANTE: Lembre-se que a babosa pode manchar a roupa, então, tome cuidado ao manipulá-la. Além disso, antes de colocar na geladeira, guarde-a num saco plástico, a fim de que aquela "gosma" não se esparrame e nem manche nada dentro da geladeira.

Voltando a receita: Você pega uma porção do miolo da babosa (aquela "gosma" transparente) e amassa ela o máximo possível. Pode até passar no processador de alimentos, para deixar a babosa bem cremosa. Coloque a babosa em uma vasilha pequena (dessas de comer cereais), acrescente um creme de tratamento desses potões grandes (numa proporção meio a meio) e misture bem. Passe uma quantidade bem generosa nos cabelos sujos e secos, coloque uma touca plástica e uma térmica para catalisar. Deixe por pelo menos meia hora e, em seguida, lave o cabelo como de costume (com xampu e condicionador nas pontas - se precisar).

OBS.: O tempo mínimo é meia hora. Porém, não tem problema se você ficar mais tempo, aproveitando o tempo enquanto está limpando a casa. No entanto, como aquelas tocas não são muito bonitas, minha dica é fazer isso quando o maridão não estiver em casa ;) Outra coisa, se a babosa tiver escorrido na sua pele, limpe antes de se expôr ao sol.

Talvez você esteja se perguntando: - Qual é a diferença de colocar a babosa? Já te explico ;) Com a babosa junto do creme de hidratação, o cabelo fica muito mais leve e mais brilhoso. Faz TODA a diferença! Pode acreditar ;)

1 comentários:

Waldivia Andrade disse...

Oie!!!
Gostei muito do blog e já estou seguindo!!!
BEijos!!!
http://diaadiaartistaamadora.blogspot.com

Postar um comentário