Pages

Subscribe Twitter

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Entendendo as etiquetas

Eu não sei vocês. Mas até hoje, os únicos símbolos que eu conseguia compreender nas etiquetas eram: se não podia passar ou se tinha que lavar a mão :S

Tudo bem... eu sei que eu posso não ser "ainda" uma dona de casa de mão cheia, mas pensei que, talvez, outras mulheres, poderiam passar por essa mesma dificuldade, principalmente porque descobri hoje que, desde o primeiro dia de agosto de 2010, a indústria têxtil teve que adaptar suas etiquetas aos "novos" símbolos adotados pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Novos? Eu não sei nem os antigos?! :S

Bom, de certa forma, foi bom não saber os antigos... assim, já vou aprender os novos =) Se bem que a essência continua a mesma!

Além de padronizar os tais símbolos, a ABNT também determinou que toda peça de roupa deve conter uma etiqueta com aqueles 'desenhozinhos' que indicam os procedimentos mais adequados para o cuidado. Isso porque cada peça de roupa requer um tipo de cuidado diferente de acordo com a cor, a textura e o tecido. Por isso, é importante entender o significado dos símbolos presentes nas etiquetas.

Ou seja, também não vou poder mais recortar as etiquetas, assim que chegar da loja. Vou ter que, primeiro, decorar os símbolos para não fazer nenhuma besteira depois... mas as etiquetas me incomodam tanto :(

Enfim, cuidar bem das roupas é a chave do segredo para um guarda-roupa impecável e cheio de estilo. Mas atenção: não basta apenas seguir os símbolos das etiquetas se os produtos certos não forem utilizados.

Por isso, a dica é ler sempre as recomendações do fabricante das roupas antes de iniciar a lavagem das peças (espero me lembrar de fazer isso :S). Alvejantes, amaciantes, sabão em pó, máquina de lavar, secadora e ferro de passar de qualidade são aliados certos e essenciais para que o processo de limpeza seja perfeito - pode apostar!
OBS.: Os símbolos de lavagem e alvejamento podem apresentar um traço abaixo da imagem, indicando a suavidade no processo:\\r\\n- sem traço: processo normal; - um traço: processo suave; - dois traços: processo muito suave

Crédito das imagens: Divulgação / Vanish

2 comentários:

Mummy Brown disse...

Aqui (UK) todo mundo presta atenção nestas etiquetas, eu tive que parender por tanta roupa que eu destrui coloquei na máquinha sem poder, na secadora sem poder e lavei qdo era só lavagem a seco!! Um saco!!Mas totalmente necessário! Obrigada eplo seu carinho no meu cantinho! Bjinhos meu e de Yasmin para voce.

Cassi disse...

Olá! Eu quando casei recortei todos os papéis das embalagens de leçóis e toalhas e colei numa folha identificando a peça e guardei no meu fichário. Daí tenho sempre pra consultar caso eu esqueça. Preciso fazer isso com as etiquetas das roupas que comprar pois também não gosto que fiquem na roupa. Gostei muito da dica com os símbolos! Obrigada. Ótimo sábado pra você!

Postar um comentário