Pages

Subscribe Twitter

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Bolo de Gala de Laranja

Essa receita quem me passou foi minha sogrinha. Ela pegou do site do Chef Álvaro Rodrigues. Uma delícia sem comparação!

Leitora assídua aqui do Blog, além de me mandar um pedação do bolo, minha sogrinha ainda mandou todos os detalhes da receita e sugeriu que a gente publicasse aqui para vocês =)

Vamos lá!

Ingredientes
5 gemas de ovos tipo jumbo (20 g cada)
2 xícaras (chá) de açúcar refinado (360 g)
1 xícara (chá) de suco de laranjas, coado (240 ml)
1 xícara (chá) de óleo de milho ou neutro (240 ml)
1 e 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo (120 g)
1 e 1/2 xícara (chá) de fubá mimoso, peneirado
1 colher (chá) de essência de laranjas de boa qualidade
1 colher (sopa) de raspas de laranja
1 pitada de sal
1 colher (sopa) de fermento em pó
5 claras de ovos jumbo (40 g cada), batidas em neve dura

Modo de Fazer
Bata na batedeira as gemas com a metade do açúcar até obter uma gemada fofa e clara. Junte o restante do açúcar e bata bem. (Vai ficar bem esbranquiçada e o volume vai dobrar de tamanho). Em seguida, agregue o suco de laranjas, o óleo de milho e bata rapidamente. (Já pode desligar a batedeira. É preciso acrescentar somente o suco e o óleo de uma só vez e mexer. A cara da massa vai ficar com um aspecto horrível - muito liquido, mas é assim mesmo). Desligue a batedeira, acrescente os ingredientes secos (peneirados juntos), os aromas e envolva com auxílio de um fouet até ficar homogêneo. Por último, acrescente o fermento em pó, as claras batidas em ponto de neve dura e envolva delicadamente com auxílio de um fouet até obter uma massa lisa e homogênea. Distribua a massa em uma fôrma de furo central com 24 ou 25 cm de diâmetro, untada e enfarinhada e asse em forno pré aquecido à 180ºC até que o bolo esteja dourado e firme ao toque. Em seguida, retire o bolo do forno, (fure o bolo com palito de dente, sem desenformar), regue com a calda de laranjas fria (a calda também pode estar quente) e deixe amornar. Desenforme sobre uma grade e deixe esfriar. Distribua a cobertura de laranjas quente sobre o bolo completamente frio e deixe esfriar por uma ou duas horas (sem mexer). Por último, coloque o bolo em um prato de serviço e decore.

Calda de Laranjas
50 ml de suco de laranjas coado na hora (Se você gosta do bolo bem molhado, pode aumentar esta quantidade de suco. A sogrinha indica o suco de três laranjas).
3 colheres (sopa) de açúcar de confeiteiro (50 g)
2 colheres (sopa) de licor Curaçao (30 ml)
(Se você é como nós que não ingere nenhum tipo de bebida alcóolica, nem na receita, não precisa usar o licor. Para o nosso gosto não vai fazer falta).

Modo de Fazer
Em uma panela pequena coloque o suco de laranjas, o açúcar e leve ao fogo até abrir fervura. Junte o licor e regue sobre o bolo. (É necessário ferver para não azedar).

Cobertura de Laranjas
400 g de açúcar de confeiteiro, peneirado (Se você prefere não utilizar um açucar tão refinado e nem tanta quantidade, pode bater o açucar cristal no liquidificador e também diminuir a quantidade de açucar para não ficar tão doce).
50 ml de suco de laranja, coado
30 ml de suco de limão, espremido e coado na hora
1 colher (café) de essência de laranja de boa qualidade
1 colher (chá) de manteiga sem sal, macia (10 g) (Para dar brilho)

Modo de Fazer
Em um refratário coloque todos os ingredientes e leve ao fogo em banho-maria, mexendo sempre, até que o açúcar esteja totalmente dissolvido. Empregue a cobertura quente sobre o bolo frio e deixe descansar (sem mexer) por uma ou duas horas. Por último, decore o bolo a gosto.

* Os textos em roxo são as dicas da sogrinha =)
* Enquanto lia essa receita, fiquei numa dúvida. Afinal, o que é fouet? E fui pesquisar... Fouet não é nada mais do que aquele batedor manual de arame =)
* A foto acima é apenas uma ilustração. Acabei devorando o bolo todo e me esqueci de tirar a foto :$ Mas o bolo original tem uma cara bem parecida ;)

2 comentários:

Karine disse...

Nossa que delícia.. fiquei com água na boca :)
Mas me pareceu um pouco difícil.. vou pedir pra minha mãe fazer hehehe

Ellen, tem selinho pra vc lá no blog.. olha lá.
bjos

Karine disse...

Ellen obrigada pelas dicas :) Foi muito bom vc falar que ele vai ficar bem líquido, às vezes fico na dúvida se fiz algo errado..
E o fouet.. não sabia o que era e ficquei com vergonha de perguntar hehehe

Quanto ao licor.. tb não uso essas coisas, nem tenho isso em casa, quando minha sogra vem ela traz se quer fazer algo com álcool (tipo estrogonofe)

Obrigada pelas dicas.. quando fizer te digo se acertei :)

bjos

Postar um comentário